O III Encontro de Musicoterapia, realizado neste fim de semana na sede da Fundação Nilo Coelho, foi marcado por momentos de intensa conexão e emoção, em que todos os participantes puderam vivenciar o impacto transformador da música. A programação reuniu concertos sensoriais, palestras, mesa redonda e vivências, proporcionando experiências únicas que uniram conhecimento, prática e sensibilidade em torno da musicoterapia.
Clenilda Ananias participou pela primeira vez do Concerto Sensorial, que utiliza a música como recurso terapêutico para envolver corpo, mente e emoções. Para ela, foi uma experiência transformadora. “Foi fantástico. Eu senti cada parte do meu corpo. Minha alma encontrou a música e minha música encontrou a alma de uma maneira muito plena como eu nunca tinha vivenciado na minha vida”, disse.
Após experimentarem uma conexão profunda, no sábado, os participantes aprenderam novas formas de sentir e compartilhar a música como ferramenta de cuidado e bem-estar durante a programação do domingo, que contou com mesa redonda, palestras e três vivências voltadas para educadores, famílias, músicos e pessoas idosas. A programação do último dia ainda foi agraciada pela apresentação do Coral “Lábios que Encantam”, do Instituto Bucomaxilofacial (IBM) de Petrolina.
Este evento foi executado e faz parte do projeto PONTO DE CULTURA CENTRO DE ATIVIDADES NILO COELHO, aprovado no chamamento público 008/2024, de fomento a projetos continuados de pontos de cultura de Petrolina, edital voltado para a implementação da Política Nacional de Cultura Viva – PNCV. A iniciativa é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, SEDUCE/Petrolina, Orquestra Novos Talentos da Fundação Nilo Coelho e a produção executiva da Melodia Produções.