HU-Univasf registrou o maior número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito no estado de Pernambuco em 2024

O Estado de Pernambuco encerrou o ano de 2024 com um crescimento preocupante nos números de acidentes e mortes no trânsito. Enquanto unidade sentinela para informação sobre acidentes de transporte terrestre, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), registrou o maior número de notificações, de acordo com o Boletim de Morbimortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre (ATT), divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde neste mês de outubro.

Ao todo, foram registradas 47.130 vítimas de acidentes nas 18 unidades sentinela (Usiatt) do estado, um aumento de 12% em relação a 2023. Somente no HU-Univasf, 10.415 vítimas foram atendidas, impactando diretamente a taxa de ocupação hospitalar e superando os atendimentos em unidades como o Hospital da Restauração, em Recife, e o Hospital Regional do Agreste, que atende à população da macrorregional Caruaru. As motocicletas continuam liderando as estatísticas, representando 73,3% das ocorrências, com 7.949 notificações no HU. Entre as vítimas, 76,7% eram homens, com predominância da faixa etária entre 20 e 29 anos, evidenciando a vulnerabilidade dos jovens condutores no trânsito.

Fatores de risco

O período entre a noite da sexta-feira e a madrugada da segunda-feira concentram o maior quantitativo de registros de ATT. O sábado e domingo são os dias com mais registros, especialmente no período noturno e vespertino. Entre os fatores de risco mais frequentes estão:

• 33,2% dos acidentados sem habilitação;
• 22,9% dos motociclistas sem capacete;
• 38,1% das vítimas sem cinto de segurança;
• 20,5% acima da velocidade permitida;
• 12% sob efeito de álcool.

Mais de 1,8 mil mortes em 2024

Além de contribuir para a superlotação dos hospitais, com processos terapêuticos longos e com altos investimentos, os acidentes no trânsito têm ceifado vidas e provocado sequelas emocionais nos familiares das vítimas.

O boletim aponta 1.811 óbitos de residentes de Pernambuco, número maior em relação ao ano anterior. Dessas mortes, 55,2% envolveram motocicletas. As maiores taxas de mortalidade por 100 mil habitantes foram observadas nas Regiões IX – Ouricuri (27,6%), VIII – Petrolina (26%) e V – Garanhuns (24,3%).

Enfrentamento coletivo

Segundo o boletim, os dados reforçam a urgência de investimentos em educação e segurança no trânsito, além da necessidade de ações conjuntas entre governo, instituições e sociedade civil. O documento destaca ainda que o enfrentamento dos acidentes é um desafio multicausal, que exige políticas públicas integradas para promover uma cultura de paz e respeito às normas de trânsito.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), os sinistros de trânsito custam custam aos países cerca de 3% de seus produtos internos brutos e as lesões ocorridas no trânsito são a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos.

Sobre a Ebserh: O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Verifique também

Câmara dos Deputados aprova criação da Rota Turística da Fé, ligando o Sertão do Araripe ao Cariri cearense

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na ultima quarta-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online