O Hospital Dom Malan, da rede estadual de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizou nesta sexta-feira (9), procedimento de broncoscopia em quatro pacientes pediátricos. A broncoscopia é indicada em casos como uma obstrução da passagem de ar para o pulmão, e é feita através da introdução na boca ou no nariz de um tubo, chamado broncoscópio que possui na sua extremidade uma câmara de vídeo e uma fonte de luz fria. Este instrumento permite ao médico examinar diretamente as vias respiratórias.
“Essas crianças são pacientes que passam por intubação por período prolongados e evoluem para estenose subglótica (estreitamento da região laríngea compreendida entre as cordas vocais verdadeiras e a margem inferior da cartilagem cricóidetica), e o ar não consegue passar, elas não respiram adequadamente e são traqueostomizadas, um procedimento cirúrgico que consiste em um pequeno orifício artificial feito na garganta onde ocorre a abertura da traqueia para facilitar a chegada de ar até os pulmões. Depois disso, esses pacientes precisam fazer o procedimento de dilatação da traqueia para que se abram novamente e as crianças saiam do tubo,” explicou o diretor médico do Hospital Dom Malan Ismep, Dr. Danilo Kauêr.
As crianças atendidas nesta sexta-feira estavam na lista Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) para realizar o procedimento em outro hospital da rede. A design de unhas Kedma Costa, de 28 anos, é mãe de Lorenzo, de três meses, uma das crianças atendidas no HDM Ismep. “Eu estou aliviada porque aqui no Hospital Dom Malan os médicos conhecem o problema do Enzo, acompanham ele muito bem e fiquei feliz em resolver aqui mesmo,” ressaltou.
O mutirão atendeu também Lucca, de 9 meses, para alegria da mãe, a professora Eriângela de Alencar. “Eu estou muito feliz porque meu filho está bem e estou muito grata,” contou.
Outras duas crianças também fizeram a broncoscopia no mutirão do HDM Ismep. Ayla de 4 meses que também passou por intubação. “Ela gripou e aí evolui para uma bronquiolite (inchaço e acúmulo de secreção nos bronquíolos, que são ramificações que levam o oxigênio aos pulmões). Minha filha foi intubada três vezes e depois fez a traqueostomia,” contou a mãe, a trabalhadora rural de 27 anos, Taís Alves.
Mutirão: Para realizar o mutirão, a gestão do Hospital Dom Malan fez parceria com o Hospital Unimed da rede de saúde privada em Petrolina, que cedeu o equipamento para a realização da broncoscopia por profissionais do HDM Ismep.
Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan Ismep