Hospital Dom Malan em Petrolina participa de audiência pública para debater assistência obstétrica

Diretores do Hospital Dom Malan em Petrolina,  pertencente à rede estadual de saúde,  participaram nesta sexta-feira (04)  de uma audiência pública promovida pelo Ministério Público de Pernambuco para debater a saúde obstétrica no município. O encontro aconteceu na Fundação Nilo Coelho e contou com a presença do diretor médico Danilo Kauêr, da diretora de ensino, Angélica Guimarães e da diretora administrativa do HDM Ismep, Ingride Lima.

Foram convidados também, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da oitava gerência regional de saúde (VIII GERES). A pauta do  debate foi a necessidade urgente de uma maternidade municipal para atender gestantes de risco habitual, (ou de baixo risco) que é aquela onde não há fatores de risco conhecidos que possam levar a complicações para a mãe ou o bebê. Para o alto risco, a unidade de portas abertas é o Hospital Dom Malan que atende 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais dos estados de Pernambuco e Bahia conveniados ao SUS). “Uma grande solução para a obstetrícia de toda a macrorregional de saúde seria que Petrolina abrisse uma maternidade de baixo risco, a exemplo de Juazeiro. A discussão é o que o município poderia fazer nessa ampliação de atendimento,” explicou o diretor médico do HDM Ismep, Danilo Kauêr.

Segundo levantamento do MPPE, a maternidade municipal deverá disponibilizar cerca de 32 leitos para atendimento a parturientes. A 4ª Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, Ana Paula Cardoso, cobrou urgência do município de contratação de leitos da rede privada de saúde do município para atendimento imediato à população. “Nós queremos um edital lançado no prazo de 45 dias publicado para a  contratação de leitos da rede privada. Não podemos cogitar prazo maior do que esse. Se esse prazo não for cumprido, vamos entrar com uma ação judicial. Porque quando o município de Petrolina precisa, corre com levantamentos de verba e consegue. É hora de buscarmos efetivar uma solução,” frisou a promotora.

Assessoria de Comunicação do HDM Ismep.

Verifique também

Denuncia de abandono de UBS em área rural de Belém do São Francisco

População ribeirinha da região de Malhada Grande segue desassistida enquanto prédio público permanece abandonado; moradores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online