Grupo de Dança do Coco, mantido pela Fundação Nilo Coelho, mantém viva tradição nordestina em Petrolina

Com ritmo, alegria e identidade cultural, o grupo de Dança do Coco, mantido pela Fundação Nilo Coelho, é um dos representantes mais autênticos da cultura popular nordestina em Petrolina-PE. Formado por jovens moradores do bairro João de Deus, o grupo surgiu há décadas na cidade, e hoje representa um elo entre gerações.

O Coco é uma dança de roda e ritmo típica do Nordeste, com raízes africanas e indígenas. Surgido nos antigos engenhos de açúcar de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, é tido como símbolo de coletividade e resistência. A dança é marcada pelo som característico que vem de instrumentos como triângulo, atabaque, pandeiro e ganzá, além da sonoridade das palmas e da alegria contagiante dos cantos e movimentos dos integrantes.

A versão apresentada pelo grupo tem origem na década de 1970, na antiga Escola Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF), sob orientação da professora Zélia Almeida, e ficou conhecida como Coco do EMAAF. Com características sertanejas, o folguedo incorpora elementos do cotidiano, como o pilão, o milho e as cascas de coco, além de trajes com influências baianas.

Em 2019, a professora Maria Beatriz Santana Barreto, hoje Vice-Presidente da Fundação Nilo Coelho e ex-professora da EMAAF, resgatou essa manifestação cultural, em parceria com o artista e coreógrafo Antônio Justino Filho. Atualmente, a iniciativa foi mantida e continua sendo valorizada pelo atual presidente da fundação, Miguel Coelho, e integra o projeto Arte e Vida, que oferece suporte socioeducativo, cultural e psicopedagógico a crianças e adolescentes do bairro João de Deus.

Coordenado por Júlia Ferreira da Silva, o grupo tem se destacado com diversas apresentações em Petrolina, encantando o público e reforçando o compromisso da Fundação Nilo Coelho com a valorização da cultura popular, a inclusão social e o fortalecimento da identidade local.

Verifique também

Transnordestina recebe novo aporte de R$ 106 milhões do FDNE

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) começa 2026 com um novo investimento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online