Governo Lula continua em queda mesmo com mudanças na comunicação, diz Genial/Quaest

Genial/Quaest aponta dificuldades do Governo Lula em recuperar o seu prestígio com queda até mesmo em estados como Minas Gerais

A mudança na comunicação do Governo ainda não rendeu os resultados esperados. O prestígio do presidente Lula e de seu governo continua em queda, como apontou a mais recente pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira. Os primeiros números já são preocupantes para o Planalto, pois mostram que a desaprovação ao governo Lula ultrapassa 60% em São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, enquanto a aprovação caiu 18 pontos porcentuais na Bahia e 17% em Pernambuco.

Aumento do preço dos alimentos piora índices: De acordo com o pesquisador Felipe Nunes, diretor da Quaest, embora o Produto Interno Bruto tenha crescido 3,5% em 2024, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, em todos os oito estados pesquisados, a percepção da população é que a economia vai mal. “Em São Paulo, por exemplo, 62% acham que a economia piorou no último ano. Na Bahia, esse percentual chegou as 50%. A sensação de piora na economia pode ser explicada pela quase unanimidade na percepção de aumento no preço dos alimentos.”

Rejeição é maior do que a de Bolsonaro em alguns estados: Ainda de acordo com a Genial/Quaest, a crescente desaprovação ao Governo começa a impactar a rejeição de Lula em alguns estados. Em São Paulo, chega a 66%, maior do que a de Bolsonaro (53%). Em Minas, onde Lula venceu por pequena margem, acontece o mesmo. Sua rejeição bateu 62%, contra 51% de rejeição a Bolsonaro. O cenário é idêntico no Rio (58 x 49), no Paraná (68 x 44), Rio Grande do Sul (62 x 51) e Goiás (67 x 41). Bolsonaro só tem rejeição mais alta que Lula na Bahia (39 x 60) e em Pernambuco (40 x 56).

Na hora do voto, Lula ainda venceria o ex-presidente: A pesquisa revela, porém, que essa enorme rejeição do governo não se traduz, no entanto, em derrota eleitoral para Lula se o candidato adversário hoje fosse Bolsonaro, Gusttavo Lima, Marçal, Zema ou Caiado. Mesmo com o crescimento da desaprovação na Bahia e em Pernambuco, Lula ainda venceria Bolsonaro nesses dois estados pela mesma vantagem com que venceu em 2022: +33 pontos percentuais e +26 pontos percentuais.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online