O governo federal divulgou uma nota nesta quinta-feira (22), informando que quitou o débito de quase R$ 40 milhões da energia do Sistema Itaparica, através da liberação de orçamento para projetos públicos de irrigação social.
O Sistema Itaparica foi criado na década de 1990, pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), entre os estados de Pernambuco e Bahia, para abrigar famílias que residiam na área onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga, localizada na cidade de Petrolândia, no Sertão pernambucano.
Os dez projetos que forma o Sistema Itaparica estão situados nos municípios de Belém do São Francisco, Floresta, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolândia, em Pernambuco, e Abaré e Curaçá, na Bahia.
O pagamento dos débitos põe fim a um impasse que vinha gerando preocupação entre irrigantes e lideranças da região de Itaparica. Nos últimas anos, produtores realizaram protestos, reivindicando providências urgentes diante da ameaça de suspensão no fornecimento de energia elétrica, o que comprometeria seriamente a produção agrícola e o abastecimento de água.
Fonte: G1