Governo Federal intensifica articulação com municípios baianos diante da seca

Diante da intensificação da seca na Bahia, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu nesta terça-feira (23) a deputada federal Lídice da Mata, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso — que também é prefeito de Andaraí —, além de prefeitos baianos para alinhar ações emergenciais e estruturantes no combate aos efeitos da estiagem no estado.

A reunião reforça a continuidade do diálogo entre o Governo Federal, o Governo da Bahia e os municípios, estabelecido nas primeiras semanas de abril, com o objetivo de garantir segurança hídrica, assistência humanitária e apoio à agropecuária local. “Estamos discutindo os desafios da estiagem, que este ano se apresenta de forma especialmente severa no Nordeste, atingindo fortemente a Bahia. O Governo Federal está adotando uma série de medidas com vários ministérios envolvidos, focando nas questões emergenciais como o acesso à água e a segurança alimentar”, afirmou o ministro Waldez Góes.

O encontro teve como foco a intensificação da Operação Carro-Pipa, a ampliação da distribuição de cestas básicas e milho para alimentação animal. Além disso, foi tratado o reconhecimento célere da situação de emergência nos municípios afetados e a elaboração de planos de trabalho para ações específicas em cada território.

SALA DE SITUAÇÃO

Góes destacou que já está em funcionamento uma Sala de Situação dedicada exclusivamente à seca na Bahia, com a participação de diversos órgãos do Governo Federal como Casa Civil, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Ministério das Cidades (MCID), Ministério da Agricultura (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério da Fazenda e Banco Central.

“Estamos todos juntos, construindo soluções com diálogo aberto e escuta ativa. É fundamental que os municípios decretem emergência em tempo hábil, para garantir o acesso aos recursos. Também é importante o entendimento com os órgãos de controle, que devem compreender a complexidade do momento. Ninguém vai ficar para trás”, reforçou Góes.

O presidente da UPB, Wilson Cardoso, ressaltou a urgência das ações. “Temos municípios em situação crítica. Em Andaraí, por exemplo, conseguimos postergar algumas ações e realocar recursos para evitar a perda de rebanhos, mas só conseguimos segurar por mais 30, 35 dias. Viemos em busca de apoio imediato e encontramos aqui a escuta e a sensibilidade do ministro. Nossa expectativa é sair com soluções práticas e rápidas para quem mais precisa”, disse.

Cardoso também destacou que a UPB mantém uma comissão permanente para tratar da seca, em sintonia com o Governo da Bahia. “Estamos unidos, prefeitos e governo estadual, e agora com apoio do Governo Federal, para garantir que os benefícios cheguem com agilidade às populações mais afetadas. A situação é grave e precisa de respostas rápidas”, concluiu.

A reunião terá continuidade nesta quarta-feira (24), com a presença de representantes do Exército Brasileiro e da Defesa Civil Nacional, que devem acelerar o reconhecimento sumário da situação de emergência dos municípios e a validação dos planos de trabalho apresentados pelas prefeituras.

Reforço no compromisso firmado

A agenda desta semana é desdobramento direto da reunião realizada em 9 de abril, quando o ministro Waldez Góes recebeu o governador Jerônimo Rodrigues e prefeitos do Norte e Nordeste da Bahia para discutir o agravamento da estiagem no estado. Na ocasião, foi firmado o compromisso de atuação conjunta entre os entes federativos para garantir ações de curto, médio e longo prazos, com foco na segurança hídrica, apoio à agricultura familiar e preservação de rebanhos.

Naquele encontro, ficou definida a criação de um comitê interinstitucional de enfrentamento à seca e o compromisso do MIDR em liderar uma estratégia integrada de resposta à crise, com o apoio técnico da Defesa Civil Nacional. O avanço dessas tratativas agora ganha reforço com a articulação direta da União dos Municípios da Bahia e a estruturação da Sala de Situação, que permite um acompanhamento mais ágil e coordenado das demandas municipais.

Verifique também

Polícia Militar erradica plantio de maconha na zona rural de Orocó

Policiais militares da 2ª CIPM erradicaram um plantio de maconha na tarde desta quarta-feira (5), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online