Vitória de Santo Antão será mais um município a receber o novo equipamento, que também será construído em Garanhuns, Ouricuri e Petrolina
Com o objetivo de seguir modernizando a segurança pública em Pernambuco, o Governo do Estado vai construir um Complexo de Polícia Científica (CPC) no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul. O edital de licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição desta quarta-feira (16) do Diário Oficial. É o 4º equipamento do tipo anunciado apenas este mês. Os outros três, em Garanhuns (Agreste), Ouricuri (Sertão do Araripe) e Petrolina (Sertão do São Francisco) já tiveram as licitações lançadas.
O Estado vai investir R$ 6,7 milhões para a construção do CPC de Vitória de Santo Antão. Somando com os outros três equipamentos anunciados anteriormente, o investimento total será de R$ 23,7 milhões.
“Esta nova unidade representa o compromisso da governadora Raquel Lyra com o fortalecimento da segurança pública no Estado. A estrutura, inédita na região, permitirá o acesso local a serviços fundamentais como a perícia criminal e o atendimento médico-legal, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras cidades. Além de beneficiar diretamente a população com um atendimento mais ágil e digno, também vai oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam na área. Com mais este complexo, buscamos tornar o sistema de segurança mais eficiente, humano e acessível em todo o Pernambuco”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
O CPC de Vitória de Santo Antão será erguido em um terreno de 11,7 mil metros quadrados no bairro Redenção. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe), também responsável pela elaboração dos projetos das unidades de Garanhuns, Ouricuri e Petrolina. A obra, cujo prazo será de oito meses a partir da ordem de serviço, será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).
“O Complexo de Polícia Científica de Vitória de Santo Antão é mais um equipamento dentre os vários que foram anunciados pela governadora Raquel Lyra. Primeiramente, em Garanhuns, Ouricuri e Petrolina. Agora, Vitória de Santo Antão é mais um município contemplado com esse equipamento, de alta relevância, pleiteado há muito tempo pela população da região. É mais um passo no sentido de ampliar os investimentos na segurança pública do Estado. Esse equipamento está dentro do programa Juntos pela Segurança, e com ele o Governo visa fortalecer a infraestrutura social, em especial do interior do Estado”, afirmou o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.
“A publicação no Diário Oficial referente à contratação da empresa que ficará responsável pelas obras do Complexo da Polícia Científica em Vitória de Santo Antão reforça o papel da Cehab como executora de projetos estratégicos para o Estado. Estaremos à frente de todo o processo, desde a contratação até o acompanhamento técnico e a fiscalização da obra, garantindo que cada etapa seja cumprida com eficiência, qualidade e dentro dos prazos previstos. Essa é uma iniciativa fundamental para o fortalecimento da segurança pública e da estrutura pericial no interior de Pernambuco”, reforçou Paulo Lira, diretor-presidente da Cehab.
O EQUIPAMENTO – O Complexo da Polícia Científica é essencial para a elucidação de crimes, pois é a unidade responsável pela produção de provas periciais. Portanto, é um equipamento que fortalece a Justiça no Estado, a partir de um trabalho técnico e minucioso, com abrangência em todo o território pernambucano.