Governo de Pernambuco realiza a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que não era realizada desde 2019

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), realizará a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CONEDIPI), abordando o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, Direitos e Participação”. A iniciativa ocorre após um período de cinco anos do último encontro. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de Setembro, no Hotel Casa Grande, no Agreste do estado.

A CONEDPI tem como objetivo identificar os desafios do envelhecimento plural em Pernambuco, promovendo a sensibilização da sociedade e mobilizando especialmente as pessoas idosas para garantir que está fase da sua vida seja digna. Além disso, busca-se garantir a participação social, debater temas relevantes e construir ações de equidade, articulando esforços intermunicipais e elegendo delegados para a VI Conferência Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

“Este espaço é resultado de uma parceria sólida entre o Governo de Pernambuco e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Ele reflete o compromisso da governadora Raquel Lyra com a democracia participativa e com a valorização da voz das pessoas idosas em nosso estado. Garantir que a população participe ativamente das decisões que impactam suas vidas é fortalecer Pernambuco como um lugar de equidade e respeito às múltiplas formas de envelhecimento”, destacou Joanna Figueirêdo, Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção á Violência.

“A  conferência é um meio de fortalecer a participação social, com  debate coletivo promovendo intercâmbio de ideias. Atualmente 15% da população brasileira tem 60 anos ou mais,  com isso a urgência em aprovar políticas públicas voltadas para essa faixa etária, assim como a conscientização da população, em geral, na defesa dessa temática”, disse Ayna Miranda, Presidente do CEDPI.

Para estruturar as discussões sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Pernambuco e ampliar o debate, foram definidos cinco eixos temáticos:

Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;

Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;

Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;

Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;

Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

O evento contará com a presença de representantes eleitos em conferências municipais e intermunicipais, membros das comissões organizadoras municipais, além de convidados e observadores.

Cerca de 373 delegados estaduais participarão da conferência e terão a responsabilidade de eleger os 46 representantes de Pernambuco para a etapa nacional. Esses representantes incluirão membros do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

Durante o evento, serão analisadas e votadas 300 propostas relacionadas aos cinco eixos temáticos, previamente coletadas nas conferências municipais organizadas por prefeituras e consórcios intermunicipais, além de conferências livres promovidas por entidades da sociedade civil. Os delegados estaduais terão a missão de selecionar até 20 dessas proposições para serem encaminhadas à Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Verifique também

Governo de Pernambuco vai entregar mais de 600km de estradas até o fim do ano

Previsão da Semobi é que 28 rodovias requalificadas sejam entregues O Governo de Pernambuco, por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online