Governo de Pernambuco intensifica combate ao tráfico e participa da Operação Carcará 1, da Polícia Federal

Primeira grande ação de erradicação de maconha do ano, da Polícia Federal, reúne forças policiais da Secretaria de Defesa Social em operação integrada para reduzir a criminalidade no Estado

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas forças operativas, participou do lançamento da Operação Carcará deflagrada hoje (12) pela Polícia Federal. Esta ação é a primeira grande ação de erradicação de plantação de maconha do ano. A Operação reforça a atuação integrada das forças policiais no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade no Estado.

A ação da PF conta com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Polícia Penal, além do apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da SDS, que disponibilizou um helicóptero para a Operação. Com essa força conjunta, as polícias realizam incursões estratégicas em áreas de plantio, garantindo a erradicação das lavouras antes que a droga chegue ao mercado.

“A Operação Carcará reforça nosso compromisso em atuar de forma integrada no combate ao tráfico de drogas, unindo esforços das forças de segurança para enfraquecer o crime organizado e proteger a população pernambucana. O Estado vem reduzindo significativamente os índices de criminalidade com o trabalho que estamos realizando. Encerramos 2024 com quedas expressivas nos principais índices criminais, registrando as maiores reduções de homicídios e roubos dos últimos 11 anos. Seguiremos firmes nesse compromisso de tornar nosso Estado cada vez mais seguro para a população”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A Operação Carcará acontece anualmente no Sertão pernambucano, uma região historicamente utilizada para o cultivo ilícito da planta. A erradicação das plantações representa um golpe direto ao tráfico de drogas, reduzindo a oferta da substância, enfraquecendo as organizações criminosas e contribuindo para a redução da violência no Estado. “Essa Operação é essencial para descapitalizar o tráfico de drogas em Pernambuco. Retirar toneladas de maconha antes que entrem no mercado significa menos criminalidade e mais segurança para a população. A integração das forças policiais potencializa o combate ao crime e garante um Estado mais seguro para todos”, destacou o superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Antonio de Pádua.

Integração e Tecnologia no Combate ao Tráfico

Na manhã desta quarta-feira (12), as Forças de Segurança de Pernambuco participaram de uma reunião estratégica com a Polícia Federal para aprimorar as técnicas de combate ao tráfico. Durante o encontro, a PF apresentou como realiza o emprego de drones na identificação de plantações de maconha, um recurso que tem se mostrado extremamente eficiente. “Com uma metodologia consolidada ao longo dos anos, a Polícia Federal utiliza bases de dados, análise de imagens de satélite e drones para mapear áreas de plantio com maior precisão e custo reduzido. Essa tecnologia não substitui o uso de helicópteros, mas complementa as operações, tornando-as mais ágeis e eficazes na localização e destruição das plantações ilegais”, pontuou o secretário Alessandro de Carvalho.

O lançamento da Operação Carcará 1, da Polícia Federal, aconteceu na terça-feira (11), na cidade de Salgueiro, e contou com a participação do superintendente da PF em Pernambuco, Antonio de Pádua; do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho; do comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli; e do delegado-geral da Polícia Civil, Renato Leite. Essa iniciativa reforça o comprometimento das instituições em trabalhar conjuntamente para erradicar plantações ilícitas de maconha no Estado.

A ação conta com o emprego estratégico de efetivos da Polícia Federal, da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Penal, que atuam na identificação e erradicação de cultivos ilegais, além da prisão de responsáveis por essas plantações. A integração das forças permite que cada órgão utilize sua expertise para fortalecer o combate ao tráfico. O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social tem sido um aliado fundamental, disponibilizando um helicóptero e um caminhão de abastecimento para ampliar a cobertura territorial e otimizar a erradicação das lavouras ilegais.

A participação na Operação Carcará 1 reforça o compromisso do Governo de Pernambuco e das forças de segurança no enfrentamento ao tráfico de drogas e no fortalecimento das ações de combate ao crime organizado, promovendo maior tranquilidade para a sociedade pernambucana.

Verifique também

“São 200 anos de trabalho e compromisso da Polícia Militar com a segurança de Juazeiro e da Bahia”, ressaltou o prefeito Andrei na solenidade cívico-militar

Manu Lustosa – Ascom / PMJ Nesta segunda-feira (17), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online