Governo de Pernambuco inaugura novo ambulatório especializado no Hospital Correia Picanço

Espaço entregue pela governadora Raquel Lyra vai atender pacientes com coinfecção de HIV e tuberculose multirresistente

A população pernambucana passa a contar, a partir desta quarta-feira (9), com um novo Ambulatório de HIV e Tuberculose Multidroga Resistente (TB-MDR), instalado no Hospital Correia Picanço, no Recife. A entrega foi feita pela governadora Raquel Lyra, reforçando o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da rede pública de saúde e com o cuidado integral às pessoas que convivem com doenças infecciosas. O equipamento recebeu investimentos de R$ 1,2 milhão.

“A inauguração deste novo ambulatório nos permite oferecer um cuidado mais completo e integrado, sem deixar o paciente solto na rede. Iremos proporcionar uma assistência médica especializada, com suporte em diversas áreas da saúde. Estamos cuidando de pessoas que, por muito tempo, foram negligenciadas. O projeto estava pronto há mais de 12 anos, e conseguimos tirá-lo do papel, transformando em realidade, como temos feito em todo o Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O serviço é voltado para o acompanhamento de pacientes por uma equipe multidisciplinar, treinada e equipada com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, garantindo a segurança tanto dos profissionais quanto dos usuários. No local, os pacientes também poderão realizar exames laboratoriais e de imagem, assegurando um atendimento mais completo e integrado.

A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, detalhou que o ambulatório foi equipado com os melhores recursos tecnológicos. “Também entregamos equipamentos importantes, como espirômetro e um novo aparelho de ultrassom, para potencializar e estruturar ainda mais o ambulatório, que foi construído com toda a segurança necessária, com pressão negativa, filtro HEPA e seguindo todas as normas exigidas”, afirmou.

Mesmo com a inauguração da nova estrutura, o ambulatório que já funciona no hospital continuará com os atendimentos habituais, realizando mensalmente mais de 3 mil consultas em diversas especialidades voltadas para pessoas vivendo com HIV (PVHIV). Entre essas especialidades, estão Cardiologia, Dermatologia, Ginecologia, Infectologia, Endocrinologia, Pneumologia, Nefrologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Serviço Social.

O diretor-geral do Hospital Correia Picanço, Rodrigo Menezes, enfatizou que o novo ambulatório chega para qualificar a assistência prestada aos pacientes. “Temos um serviço que vai proporcionar que o paciente seja diagnosticado, faça os exames e o tratamento tudo em um só lugar. É uma coisa que a gente não tinha, voltada a essa população. Com certeza daremos um atendimento mais humano e de qualidade”, pontuou.

Presente na entrega, o deputado estadual Joaquim Lira ressaltou a importância do novo ambulatório para o fortalecimento da rede de saúde no Estado. “Todo investimento que Pernambuco puder fazer para atender os pernambucanos de forma mais ampla é sempre muito bem-vindo. Com esse nível de especialização para atender portadores de HIV e pessoas com tuberculose resistente, feito por profissionais qualificados e bem protegidos, quem ganha é toda a população”, frisou.

Fotos: Yacy Ribeiro/ Secom

Verifique também

Petrolina oficializa cessão de terreno para Hospital de Olhos da Fundação Altino Ventura

Mais um importante passo foi dado para implantação de um centro oftalmológico público no Sertão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online