Gestores municipais de Pernambuco recebem orientação sobre acordos do Fundef

Durante dois dias, membros e servidores da Advocacia-Geral da União atenderam prefeitos de 10 municípios

A possibilidade de celebração de acordos sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) atraiu representantes de diversos municípios ao estande da Advocacia-Geral da União (AGU) na Caravana Federativa Pernambuco, realizada nos dias 29 e 30 de abril. O evento ocorreu, pelo segundo ano consecutivo, em paralelo ao 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Servidores e membros da Procuradoria Regional da União na 5ª Região (PRU5) prestaram esclarecimentos a gestores dos municípios de Agrestina, Cabo de Santo Agostinho, Calumbi, Cortês, Itambé, Nazaré da Mata, Petrolândia, Petrolina, Quixaba e Tabira. “Todos esses municípios nos procuraram para obter informações sobre acordo do Fundef, em razão da importância estratégica da verba, voltada à educação. Nesse contexto, a Caravana Federativa foi superpositiva”, avaliou a advogada da União Carolina Golin, coordenadora-geral jurídica da PRU5.

O prefeito de Tabira, Flávio Marques, foi um dos que conheceram os novos parâmetros que ampliaram o número de municípios elegíveis à celebração dos acordos do Fundef. “A caravana facilita o acesso aos ministérios e órgãos federais para informações que são importantes para as prefeituras. Vamos levar as orientações sobre o Fundef à nossa procuradoria. Esse acordo é um passo importante porque ganham os professores e o próprio município na resolução de um problema que já se arrasta por muitos anos”, disse Flávio Marques.

O Plano Nacional de Negociação nº 13 oferece uma oportunidade para os municípios receberem a complementação do Fundef, garantindo recursos para a educação básica. A AGU já celebrou 117 acordos com estados e municípios em todo Brasil, com o pagamento de R$ 2,7 bilhões desse complemento. Outras prefeituras interessadas em iniciar tratativas para celebrar acordos do Fundef podem obter informações pelo e-mail pru5.crn@agu.gov.br.

NEGOCIAÇÕES

Servidores e membros da Procuradoria Regional Federal na 5ª Região (PRF5) e da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional na 5ª Região (PRFN5) também estiveram presentes no estande da AGU na Caravana Federativa Pernambuco oferecendo orientações sobre regularização de débitos tributários, não tributários e inscritos em dívida ativa.

No caso de débitos com autarquias ou fundações federais – como Ibama, Inmetro, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entre outras –, os interessados podem entrar em contato com a PRF5 pelo e-mail pgf.dcjud5@agu.gov.br para tirar dúvidas e obter informações sobre parcelamento. É importante ter em mãos o nome, CPF ou CNPJ do devedor, entidade credora, número do débito/auto de infração, número do processo administrativo e, nos casos ajuizados, o número do processo judicial.

Para débitos inscritos na dívida ativa da União, o contribuinte pode acessar o portal Regularize (www.regularize.pgfn.gov.br) para consultar débitos, simular e realizar negociações, efetuar pedidos de revisão de dívida inscrita, agendar audiência com procurador, além de outros serviços. Em Pernambuco, a PRFN5 também disponibiliza atendimento pelo telefone (81) 3416-5701e pelo e-mail atendimento.prfn5regiao@pgfn.gov.br.

Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU

Verifique também

Prefeitura de Petrolina reforça importância da arborização urbana para enfrentar as altas temperaturas

Com as altas temperaturas típicas deste período do ano, a Prefeitura de Petrolina, através da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online