Por Afonso Lima
Voltar à cidade natal traz sempre emoções muito fortes: No dia 19 de outubro de 2014, o cantor Geraldo Azevedo esteve em Petrolina (PE) para um show na Concha Acústica. Como sempre, a viagem rendeu muitos reencontros com amigos e parentes, mas dessa vez houve algo ainda mais especial. Após o show, Geraldo Azevedo recebeu um convite da professora Catia. E no dia seguinte lá foi ele para o Colégio Professor Nicolau Boscardin no bairro Fernando Idalino Bezerra. Não imaginava o que estava por vir: Muito surpreso e emocionado, Geraldo Azevedo foi recebido pelos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). E a homenagem foi linda.
A professora Catia havia desenvolvido um trabalho de alfabetização baseado na obra de Geraldo Azevedo. Além de valorizar a cultura local, a ação criava empatia com os alunos e facilitava o aprendizado. Com direito aos vários cartazes com trechos de música e o coro de alunos que acompanharam Geraldo Azevedo nas músicas com muito entusiasmo, o cantor e compositor aproveitou para contar suas histórias da infância em Jatobá, bairro de Petrolina. Contou, por exemplo, como aprendeu a ler a escrever com os ensinamentos de Dona Nenzinha, sua mãe, na escolinha que ela mesma montou na sala de casa. As recordações foram muitas, e este dia de homenagens também ficou guardada na memória de Geraldo Azevedo com carinho.
A filha de Geraldo Azevedo, Gabriela Azevedo que estava presente disse que, pôde ver a emoção que o seu pai estava sentindo em ver sua obra usada para causa tão nobre, mas imaginava que a emoção dos alunos tenha sido imensa também e que a presença dele tenha dado mais alegrias e força para eles seguirem trilhando um caminho de mais conquistas.
Mas Geraldo Azevedo recebeu outras homenagens em Petrolina, lembramos que no dia 5 de maio de 2016, ele foi homenageado na UPE, e no Centro de Cultura João Gilberto.
Ele comemorou 50 anos de carreira, e recebeu diversas homenagens em sua terra natal, Petrolina. O cantor e compositor ganhou títulos honoríficos das Instituições de Ensino Superior (IES) da região, que prepararam uma grande festa em reconhecimento à trajetória de vida e à produção cultural do artista petrolinense.
A Facape (Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina), Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), UPE (Universidade de Pernambuco), IF Sertão-PE (Instituto Federal do Sertão Pernambucano) e Uneb (Universidade do Estado da Bahia) iniciaram as homenagens às 19h, durante a programação do 3º Clisertão no auditório da UPE. A Facape concedeu o título de Professor Honoris Causa ao compositor. Todos – professores, estudantes, artistas e comunidade, participaram da cerimônia.
Em seguida às 21h – no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro – houve o lançamento da biografia organizada pelo professor da Facape e da Uneb, Dr. Juracy Marques. Intitulado ‘Um Geral-do do Brasil: histórias de um menino ribeirinho’, a obra conta com entrevistas de amigos e familiares do artista, além de pesquisas documentais. Logo depois, um show especial com Geraldo Azevedo encerrará as comemorações.
E agora Geraldo Azevedo será homenageado mais uma vez em Petrolina, no dia 28 ele fará o show do Grande Encontro, com a cantora Elba Ramalho e o cantor Alceu Valença, em comemoração aos seus 80 anos de vida. Então o vereador Ronaldo Cancão irá homenageá-lo, ele mandou confeccionar uma placa e irá colocar na rua que tem o nome da sua primeira musica “Aquela Rosa”, no bairro Henrique Leite. E o cantor Geraldo Azevedo, irá la no bairro Henrique Leite para descerrar a placa!