Fronteira Brasil-Venezuela é fechada após ataque dos EUA

A fronteira entre Brasil e Venezuela amanheceu fechada neste sábado (3) no trecho de Pacaraima, em Roraima, um dos principais pontos de circulação entre os dois países. A interrupção ocorreu do lado venezuelano, em um contexto de forte tensão regional após o anúncio de uma ofensiva militar dos Estados Unidos contra o país vizinho.

De acordo com o jornal O Globo, interlocutores da área militar do governo brasileiro afirmaram que não houve determinação de fechamento por parte do Brasil. Um militar de alta patente declarou que “as fronteiras estão operando dentro da normalidade” do lado brasileiro.

Bloqueio foi registrado no lado venezuelano

Apesar da posição oficial do Brasil, imagens registradas nas primeiras horas da manhã e divulgadas pela Polícia Militar de Roraima mostram a instalação de cones e barreiras no ponto de travessia, impedindo o fluxo de veículos e pedestres. A movimentação indica que a decisão de bloquear a passagem partiu das autoridades venezuelanas.

O fechamento da fronteira ocorreu poucas horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que forças estadunidenses realizaram uma ofensiva militar de grande escala na Venezuela e retiraram do país, por via aérea, o presidente Nicolás Maduro. O governo dos Estados Unidos não informou o destino de Maduro nem apresentou detalhes sobre a base legal da operação.

Verifique também

Os Delotérios: a irreverência que virou história, música e memória em Cabrobó

Por: Arnaldo Lins Em 1981, na cidade de Cabrobó, surgiu um grupo de vôlei formado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online