Forças da Segurança Pública de Pernambuco asseguraram eleição segura nos municípios

De acordo com o balanço parcial da SDS, houve uma diminuição de 53% no número de ocorrências em relação ao último pleito municipal. Ações integradas da segurança e o uso de tecnologia se destacaram no combate ao crime eleitoral

Com o fechamento das urnas, o balanço parcial da Operação Eleições 2024 finalizou com uma diminuição de 53% nos números de ocorrências, quando comparadas as eleições municipais de 2020, mostrando que o trabalho preventivo das Forças Públicas de Segurança garantiu um pleito tranquilo. Entre a meia-noite e às 16h, deste domingo (06), foram contabilizados 69 ocorrências e 118 pessoas encaminhadas para as delegacias. Na última eleição foram registrados 148 delitos no dia da eleição.

A Operação Eleições é um dos maiores eventos do calendário da SDS, devido à sua complexidade e grande planejamento operacional. Houve um reforço policial de 19,15% em relação ao pleito de 2020 e a ativação de 37.491 postos de trabalhos extras, durante a Operação Eleições 2024, iniciada em agosto. O investimento foi da ordem de R$ 6.748.380 milhões, aplicados para executar as ações de segurança em todo o período.

Dentre os principais boletins de ocorrência estão os crimes eleitorais seguidos de ameaça, provocação, danos, rixas e vias de fato; corrupção eleitoral; lesão corporal em razão dos conflitos políticos; ameaça contra candidatos; boca de urna e desobediência às instruções da Justiça Eleitoral. A Operação Eleições 2024 foi monitorada, em tempo real, nos Centros Integrados de Comando e Controle sediados em Recife, Caruaru e Serra Talhada. Durante o final de semana, as autoridades da Secretaria de Defesa Social, suas operativas e representantes das forças amigas estiveram no Centro de Comando do Recife acompanhando de perto o monitoramento e as ações de policiamento nos 184 municípios pernambucanos.

Friso que o resultado positivo da Operação Eleições 2024 é fruto de um planejamento bem feito e que foi colocado em prática. Destaco também que o uso da tecnologia, por meio dos drones, possibilitou um flagrante de compra de votos, onde nós temos todo o desenvolvimento do crime até a abordagem da polícia. Agora, nós vamos continuar com o policiamento de forma preventiva”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A operação abrangeu o reforço nas Forças de Segurança Pública em todos os municípios pernambucanos. A SDS também contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros órgãos parceiros.

Verifique também

Juntos pela Segurança se consolida como política pública ao reduzir homicídios e ampliar efetivo policial e investimentos em tecnologia e inteligência

Com recursos garantidos de mais de R$ 1 bilhão, programa vai assegurar a instalação, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online