Foguete explode durante tentativa de lançamento em Alcântara ele levava satélites e experimentos científicos do Brasil e da Índia

O lançamento do foguete sul-coreano, HANBIT-Nano, foi frustrado após explosão da aeronave na noite desta segunda-feira (22), no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Após o lançamento, uma nuvem de fogo se formou envolta do foguete. Segundo a FAB (Força Área Brasileira), após a saída da plataforma, “o veículo iniciou sua trajetória conforme o previsto. No entanto, houve uma anomalia no veículo que o fez colidir com o solo”, diz trecho da nota oficial.

Falhas em lançamentos de foguetes são comuns em voos de novas iniciativas. O voo iria marcar o primeiro lançamento de foguete orbital ao espaço em território brasileiro.

Ainda em nota, a FAB alega que “uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros do CLA já foi enviada ao local para análise dos destroços e da área de colisão. Todas as ações sob responsabilidade da FAB para coordenação da operação, que envolvem segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado, garantindo um lançamento controlado e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial”, conclui.

A parceria inédita entre o Brasil e uma empresa privada para um lançamento de um foguete, marca um avanço para novas missões espaciais brasileiras. A última vez que o Brasil tentou lançar um foguete orbital, ou seja, entrar na órbita do espaço, foi em 1999.

Em 2003, 21 pessoas morreram durante uma explosão de um foguete ainda no solo, o acidente que paralisou as atividades por alguns anos.

Verifique também

Polícia Militar erradica dois plantios de maconha na Ilha de Assunção, em Cabrobó

Policiais militares da 2ª CIPM, da Companhia Capitão Arlindo Rocha, localizaram e erradicaram, na manhã …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online