A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) através da Unidade Regional Sertão do Araripe participou nos dias 07 e 08 de novembro, do Crea Desenvolve, na cidade de Araripina. Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o evento trouxe para o centro do debate as discussões para o desenvolvimento regional sustentável.
Na solenidade de abertura, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, destacou a importância do encontro para discutir, conjuntamente com outras entidades e toda a sociedade, temas que são fundamentais para o crescimento da região do Araripe onde a instituição mantém uma inspetoria ativa.
Ao longo dos dois dias de programação houve apresentações sobre temas como a importância socioeconômica do Canal do Sertão pernambucano para o desenvolvimento regional apresentada por Artur Coutinho, secretário executivo de saneamento do Estado de Pernambuco e as vocações, oportunidades e desafios dos setores agrícola, pecuário e florestal da região ministrada pela engenheira agrônoma e pesquisadora da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora Coelho de Lima. Grupos de trabalho foram montados para construir a sugestão de propostas e ações de curto, médio e longo em três eixos: infraestrutura para o desenvolvimento, indústria do gesso e produção agrícola, pecuária e florestal sustentável.
Juntos, o diretor regional da FIEPE no Araripe, Fábio Monteiro e o presidente do Sindicato das Indústrias de Gesso do Estado de Pernambuco (Sindusgesso), Joberth Granja, apresentaram o polo gesseiro e sua inserção socioeconômica no desenvolvimento da região e destacaram as conquistas como a mudança da matriz energética para o Gás Natural, os avanços no PSQ (Programa Setorial da Qualidade) dos produtos do polo gesseiro e as novas oportunidades do mercado para o gesso agrícola em mercados consumidores do Nordeste e Centro Oeste brasileiro.
“Nossa região do Araripe tem muitos desafios a serem enfrentados e a união de todas as entidades, conselhos e sociedade é fundamental para caminharmos junto num propósito de desenvolvimento social e econômico. Esta iniciativa do Crea-PE é fundamental para construir um diálogo positivo para unirmos forças em prol do crescimento do Araripe que passa gerando mais empregos, conhecimento e oportunidade para todos nós que aqui vivemos”, destacou Fabio Monteiro.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.
Blog do Didi Galvão

