O Conselho Empresarial da FIEPE na região do Araripe reuniu-se nesta quarta-feira (16) para mais um encontro em que os empresários e entidades debatem temas e ações voltadas para o desenvolvimento das indústrias regionais. O principal assunto foi a apresentação dos resultados da quarta edição do Panorama da Indústria Sertão do Araripe, que mostrou os dados referentes ao primeiro semestre de 2024.
A pesquisa é realizada com dezenas de empresários dos mais variados segmentos industriais do Araripe e mede sete conceitos específicos que ajudam a avaliar o cenário de mercado e a percepção dos empresários em temas como volume de produção, evolução do número de empregados, utilização da capacidade instalada, condições financeiras, margem de lucro, evolução dos preços das matérias-primas e acesso ao crédito.
O levantamento também busca entender os principais problemas enfrentados pelos empresários que apontam, livremente, três problemas que mais prejudicam as empresas. Neste aspecto, foram apontados problemas de competição desleal (informalidade), elevada carga tributária, falta ou alto custo de trabalhador qualificado, inadimplência dos clientes, falta ou alto custo da matéria-prima, falta de financiamento a longo prazo, falta de capital de giro e burocracia excessiva por parte dos governos municipal, estadual e federal.
De acordo com o coordenador da FIEPE no Araripe, Hélio Rocha, o Panorama da Indústria é um estudo importante para avaliar como está a expectativa dos empresários com relação aos seus negócios e ao mercado. “O índice que mede a facilidade de acesso ao crédito apontou 43,4 pontos, indicando que no primeiro semestre as indústrias do sertão do Araripe tiveram muitas dificuldades de acessar o crédito seja por não atingirem os critérios exigidos pelos bancos seja por falta de conhecimento. Por isto, estamos promovendo encontros dos empresários com diversas instituições de crédito, como hoje, por exemplo, o Banco do Brasil”, afirmou.
A comitiva do Banco do Brasil, composta por Washington Vivaldi de Melo, gerente de Negócios Pessoa Jurídica da Superintendência do Banco do Brasil, e pelos gerentes gerais das agências de Araripina, Francisco Junior, e de Trindade, Helder, apresentaram o portfólio da instituição financeira em todas as áreas, especialmente para financiamentos de máquinas e equipamentos. Também esteve presente o analista do SEBRAE-PE da Unidade de Araripina Hugo Gonçalves, que apresentou as ações desenvolvidas pela unidade durante o ano de 2024.