Festival Pernambuco Meu País terá como próxima parada Serra Negra, no município de Bezerros

Realizado pelo Governo de Pernambuco, festival fará jus ao reconhecimento nacional que Pernambuco tem como o estado brasileiro que reúne uma das mais ricas identidades e diversidades culturais do País

Depois de passar por Taquaritinga do Norte no último final de semana, chegou a hora do Festival Pernambuco Meu País @festivalpernambucomeupais aportar em Serra Negra, no município de Bezerros. A partir de sexta-feira (19) e até o domingo (21), serão realizadas dezenas de ações culturais com artistas pernambucanos e nacionais, espalhados em oito palcos/linguagens que ficarão na Praça da Vila e no Polo Cultural de Serra Negra. Em mais uma edição, o festival fará jus ao reconhecimento nacional que Pernambuco tem como o estado brasileiro que reúne uma das mais ricas identidades e diversidades culturais do País. Confira abaixo a programação.A presidente da Fundarpe, Renata Borba, explica que o evento se coloca como uma política pública guiada por critérios que fortalecem e valorizam a cadeia produtiva do setor. “A curadoria tem como prioridade o protagonismo dos artistas, em especial da cultura popular, além das outras linguagens artísticas, bem como espaços de capacitação, entre tantas outras abordagens”, ressalta.

Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, “o Festival Pernambuco Meu País será uma plataforma de construção de novos saberes e fazeres culturais, através do intercâmbio dos nossos artistas com artistas de todo país, e deixará um legado importante na formação e valorização da identidade pernambucana”.

PROGRAMAÇÃO – Em Bezerros/Serra Negra, além do palco Pernambuco Meu País, outros polos voltados para as mais diversas linguagens artísticas também compõem a programação, como os palcos País da Literatura, País das Artes Cênicas, País do Circo, País das Culturas Populares, País da Música, País das Conexões Visuais e País da Cultura Alimentar. A proposta é promover ações voltadas para todos os públicos e de todas as idades.

Outra ação de destaque é o Cortejo Brincantes, que acontecerá nos três dias do festival, com apresentações itinerantes pelas ruas de Serra Negra e na Praça da Vila. A atividade contará com a participação de grupos da cultura popular como o Boi Treloso do Recife, o Maracatu Rural Leão Vencedor de Chã de Alegria, o Caboclinho União Sete Flexas, o Bloco Carnavalesco Misto da Saudade, o Grupo de Bacamarteiros Batalhão 56, o Grupo de Dança Folcpopular e o Clube de Boneco Seu Malaquias, Patrimônio Vivo de Pernambuco, entre outros.

A cultura popular também estará presente com força no País Culturas Populares, com apresentações de grupos como Bonde Bloco Carnavalesco Lírico, o Grupo Coco do Pneu, o Bloco Afro Obá Nyjé, Mestra Totinha e Mestre Ciriaco do Coco, entre outros.

Haverá ainda ações de literatura, circo, artes cênicas, artes visuais e música durante a programação. Na sexta-feira (19), às 14h, por exemplo, haverá a apresentação Encantando Histórias, da Cia FISA D´arte. No sábado (20), a partir das 16h, os espetáculos circenses Suspiros e Burbujas, da Companhia Laguz Circo e Teatro Itinerante; e o Tudo Junto e Misturado, do Circo Muamba, encantam pessoas de todas as idades. Já no domingo (21), o palco País da Música recebe os artistas pernambucanos Joanatan Richard e Una. De sexta (19) a domingo (21), o País das Conexões Visuais sediará intervenções artísticas como Urbanização: Transformações e Consequências na Sociedade Contemporânea, da DuBom Produções; Leitura Sensorial, de Mozileide Neri; e a Exposição Fotográfica: Baianas Ricas de Maracatus, de Júlio Cesar.

Além da intensa agenda de atividades, o público poderá curtir em Bezerros três dias de shows no palco Pernambuco Meu País, que terá, pela primeira vez, apresentação do espetáculo homônimo produzido em homenagem a Naná Vasconcelos e Abelardo da Hora, com direção de Jam da Silva e Maria Paula Costa Rêgo. Na sexta-feira (19), sobem ao palco Joyce Alane, Almério e Duda Beat. No sábado (20), é a vez de Ciel Santos, Ylana (participação especial de Gabi da Pele Preta), The Fevers e Paulo Miklos. No último dia, apresentam-se os artistas Isadora Melo, Erisson Porto, Oswaldo Montenegro e Jorge Vercillo.

PERNAMBUCO MEU PAÍS – O Festival Pernambuco Meu País passará também pelos municípios de Gravatá (26 a 28 de julho), Pesqueira (2 a 4 de agosto), Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro). Em todas as cidades, serão realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades.

O objetivo é promover a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais e apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros, conceitos artísticos e dinâmicas do fazer de um povo que, historicamente, tem sua cultura como parte da identidade de estado-país. Ao todo, o Festival Pernambuco Meu País contará com 80% de artistas locais, beneficiando 700 mil pernambucanos de forma direta.

O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) em conjunto com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Contando ainda com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Para mais informações, acesse www.cultura.pe.gov.br/festivalpernambucomeupais ou a conta no Instagram @festivalpernambucomeupais.

Verifique também

Mais de 298 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em Pernambuco

Mais segura, unificada e com o CPF como referência, a Nova Carteira de Identidade Nacional …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *