Alcançando um público de mais de um milhão de pessoas em 10 municípios do Agreste e Sertão, atuação reforçada das Operativas da SDS garantiu que apenas 207 casos de natureza criminal fossem contabilizados em 21 dias de festa
Consolidado no calendário de eventos do Estado como uma grande celebração artística e cultural, o Festival Pernambuco Meu País 2025 encerrou mais uma edição com sucesso. Graças a uma atuação integrada e estratégica das forças de segurança, nenhum homicídio e nenhuma ocorrência policial de maior gravidade foram registrados nos 10 municípios do Agreste e Sertão que sediaram o festival, em todos os finais de semana do período de 25 de julho a 7 de setembro.
Mesmo com um grande quantitativo de público, alcançando mais de um milhão de pessoas, a atuação reforçada das Operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS) garantiu que apenas 207 casos de natureza criminal fossem contabilizados em 21 dias de festa, sendo 75% das ocorrências registradas como furto (153 casos). Também foram registradas, em menor número, ocorrências de porte e uso de entorpecentes, lesão corporal, furto de um veículo, desacato e perturbação de sossego, dentre outras de pequeno potencial ofensivo.
Com investimento total no valor de R$ 792.720 mil para o lançamento de 4.054 profissionais durante toda a operação de segurança, diversos polos espalhados por Arcoverde, Caruaru, Bezerros (Serra Negra), Buíque, Gravatá, Pesqueira, Riacho das Almas, Salgueiro, Taquaritinga do Norte e Triunfo contaram com a presença efetiva dos servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Corregedoria, Ouvidoria e demais setores da SDS, que garantiram a ordem social e a tranquilidade de moradores e turistas.
A PMPE realizou a cobertura em todas as áreas do festival e entornos, reforçando o patrulhamento ostensivo, com rondas constantes e uso de veículos de duas e quatro rodas, além de Plataformas de Observação Elevada (POE), enquanto a PCPE esteve de prontidão para registro de Boletins de Ocorrência (BOs), Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e Autos de prisão em Flagrante em Delito (APFD). O Corpo de Bombeiros, por sua vez, realizou ações preventivas e atendimento emergencial. Equipes da Corregedoria da SDS e do Programa Alerta Celular também estiveram presentes.
“Além da força de trabalho dos profissionais das nossas Operativas, contamos também com o uso de tecnologias como o sistema de reconhecimento facial, drones e POE, bem como o sobrevoo de aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA) para apoio das equipes de campo. Todas essas medidas foram executadas de forma integrada, garantindo um evento seguro e tranquilo para a população e os participantes do festival”, avaliou a gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Rafaela Reny.