Festival A Bossa impulsiona ocupação hoteleira e consolida Juazeiro como destino cultural

Juazeiro vive um período de grande movimento no setor hoteleiro, resultado direto da alta demanda por hospedagem registrada ao longo de 2025. A cidade recebeu um fluxo crescente de visitantes atraídos por eventos culturais, científicos, esportivos e econômicos, e o segundo semestre teve destaque com o Juá Literária, o Congresso de Agroecologia e, especialmente, o Festival A Bossa!, que impulsionou de forma significativa a presença de turistas e o aquecimento da economia local.

Historicamente, os hotéis mantinham lotação elevada nos dias úteis devido ao turismo de negócios, enquanto os finais de semana apresentavam esvaziamento. Esse cenário mudou com a programação diversificada de grandes eventos realizada ao longo do ano. Durante o Festival A Bossa, a ocupação hoteleira superou 90% e alcançou a capacidade máxima em vários empreendimentos da cidade. Em alguns casos, o fluxo aumentou 40% em relação à média habitual, e a demanda refletiu até em hospedagens nos municípios vizinhos.

A avaliação da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) explica esse cenário positivo. “A Bossa mostrou mais uma vez a capacidade que Juazeiro tem de receber grandes eventos e atrair visitantes. Nossa estratégia é reposicionar a cidade no cenário cultural e turístico, para que Juazeiro seja cada vez mais desejada pelas pessoas da Bahia, do Nordeste, do Brasil e do mundo. E isso já está acontecendo. A ocupação total dos hotéis, a procura que se estende aos municípios vizinhos e o fortalecimento da nossa economia confirmam que estamos no caminho certo”, destacou o secretário da Seculte, Targino Gondim.

O setor hoteleiro também confirma o aumento constante no número de visitantes. Inajara Borges, gerente operacional do Grande Hotel, destaca que o Festival A Bossa elevou a ocupação para 60% no final de semana e que o ano registra crescimento contínuo. Segundo ela, o comparativo entre outubro de 2024 e outubro de 2025 mostra aumento de 6% no fluxo de turistas. De novembro de 2024 para novembro de 2025, o crescimento é de 7,71%.

Essa movimentação evidencia que Juazeiro atravessa um momento especial, impulsionado pela realização de grandes eventos e pelo fortalecimento da economia criativa. A Bossa se consolida como um dos marcos desse processo, ampliando o alcance da cidade e reforçando sua posição como destino cultural em ascensão. O Festival é realizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Seculte, com apoio do Governo da Bahia, Bahiagás e Governo Federal.

Verifique também

Flamengo é campeão brasileiro 2025

O Flamengo é campeão brasileiro pela nona vez em sua história. A conquista rolou na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online