O 2º encontro “Fala Salgueiro” foi marcado pela abordagem de temas essenciais para o desenvolvimento humano e a inclusão social, como cultura, lazer, esporte e grupos vulneráveis. Fabinho (PRD) e Emmanuel (PR), pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Salgueiro, demonstraram comprometimento ao ouvir jovens, fazedores de cultura, comunidade LGBTQIA+, povos originários e grupos vulneráveis , visando compreender suas demandas e propostas para a cidade.
Prof. Arnaldo propôs a inclusão cultural para crianças, reconhecendo a importância do acesso à cultura desde a infância para o desenvolvimento integral dos indivíduos. Daniel, do projeto SOS Amigos, destacou a importância de políticas voltadas para a juventude, visando promover oportunidades de crescimento e participação ativa dos jovens na sociedade.
Zé Cidão defendeu a valorização da pauta cultural como forma de preservar a identidade local e promover a diversidade artística. Éricka Nascimento destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e promoção da saúde e bem-estar da população.
Arantha trouxe a perspectiva da comunidade LGBTQIA+, reivindicando políticas de inclusão e respeito à diversidade de gênero e orientação sexual. Senilda representou os quilombolas, defendendo a preservação da cultura e dos direitos dessa comunidade historicamente marginalizada.
A diversidade de pautas e perspectivas apresentadas pelo público presente reflete a pluralidade da população de Salgueiro. “O diálogo e a escuta ativa desses representantes são fundamentais para a construção de políticas públicas que atendam às demandas reais e promovam a inclusão e o bem-estar de todos os cidadãos. A união demostrada aqui neste encontro nos norteia e fortalece em cada passo que será dado daqui para frente”, comentou Fabinho, anfitrião da noite.
A próxima edição das oitivas populares será no dia 20/07, e debaterá a realidade as comunidades rurais.
Ascom