Exposição fotográfica “A Cidade Delas” ocupa as redes com o olhar de quatro mulheres sobre Arcoverde

Já está no ar o perfil da exposição fotográfica A Cidade Delas, projeto que traz à tona a cidade de Arcoverde (PE) sob a perspectiva de quatro mulheres fotógrafas. A mostra é composta por imagens que revelam a cidade para além dos cartões-postais, destacando espaços, pessoas, vazios e afetos que habitam os cotidianos urbanos — especialmente daqueles que costumam ser invisibilizados.

O projeto propõe uma caminhada sensível pelas ruas, feiras, muros, sombras e territórios simbólicos da cidade, a partir dos olhares de Amannda Oliveira, Alba Chalegre, Izabel Calixto e Jessika Betânia. Com curadoria coletiva e publicações nas redes sociais, a exposição busca provocar reflexões sobre pertencimento, abandono, memória e resistência.

A Cidade Delas é um convite a ver Arcoverde pelos olhos de quem sente a cidade no corpo, nos passos e no silêncio. É uma exposição que toca, denuncia e, acima de tudo, humaniza o que tantas vezes passa despercebido”, destaca Amannda Oliveira, idealizadora do projeto.

A exposição é 100% digital e pode ser acompanhada pelo Instagram @acidadedelas_, onde estão publicadas imagens e textos poéticos que acompanham cada fotografia, além de descrições acessíveis para pessoas com deficiência visual.

Sobre as fotógrafas:

Amannda Oliveira – Blogueira, historiadora, fotógrafa, produtora cultural, técnica em turismo e hotelaria, cursando pós-graduação em Gestão Pública. Já produziu diversas exposições tendo a mulher como tema central e já atuou no audiovisual produzindo documentários.

Alba Chalegre- Artivista da literatura, formada em Letras pela UPE-PE, mestra em Reiki Usui e desenhista de parede nas horas vagas. Usa a fotografia para recitar poesias e criar narrativas que provoquem mudanças nas questões sociais, políticas e ambientais.

Izabel Calixto – Fotógrafa apaixonada pela cultura, arte, natureza e pela beleza única da cidade de Arcoverde.

Jessika Betânia – Jornalista formada pela PUC-SP, com curso de extensão em Políticas Públicas Sociais: Difusão Cultural pela USP e pós-graduanda em Gestão Cultural pelo Senac. Radicada na cidade de Arcoverde, atua como arte – educadora, produtora cultural e assessora de comunicação. Além disso, desenvolve-se artisticamente em múltiplas linguagens artísticas, entre elas: a música, as brincadeiras populares, a literatura, o audiovisual, a fotografia, entre outras.

O projeto tem incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria de Cultura de Arcoverde, reforçando o compromisso com a valorização da cultura local e o protagonismo das mulheres na produção artística e na ocupação dos espaços urbanos.

@acidadedelas_

Verifique também

Transtornos mentais em crianças: Saiba identificar os sinais

*Luciana Brites, Mestre e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento Durante a infância, as crianças adquirem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online