Exposição ‘Benza’ segue para o município de Floresta retratando rezadeiras do Sertão pernambucano através da fotografia

O município de Floresta (PE) receberá, entre os dias 14 e 16 de setembro, a exposição “Benza”, assinada pela fotógrafa e pesquisadora Karen Lima. O projeto retrata a força simbólica, cultural e espiritual das rezadeiras do Sertão pernambucano, reunindo 35 fotografias que transitam entre o documental e o poético. Realizada com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), a mostra estará aberta para visitação neste domingo (14), na Praça Coronel Fausto Ferraz, das 16h às 20h; na segunda-feira (15), na EREF Municipal Deputado Audomar Ferraz, das 9h às 15h; e na terça-feira (16), na Escola Municipal Major João Novaes, das 16h às 20h.

A exposição mergulha nas histórias, na fé e na espiritualidade de cinco guardiãs de saberes ancestrais em Pernambuco: Dona Teinha, de Floresta; Mãe Joana, do Quilombo Conceição das Crioulas (Salgueiro); Rita Pankará e Dona Terezinha, de Orocó; e Mãe Neide, de Petrolina. Produzidas a partir de pesquisas realizadas por Karen Lima em visitas a essas localidades, as fotografias buscam retratar a essência de cada uma delas e valorizam tanto a imagem quanto a oralidade dessas mulheres, reconhecidas como referências comunitárias e espirituais em seus territórios.

Esta é a segunda passagem da circulação com a exposição “Benza” – que teve a sua estreia em Salgueiro – em cidades do Sertão de Pernambuco. Agora, em Floresta, a expectativa é de criar novas conexões e contribuir com a preservação da memória local. “A exposição foi recebida com muito carinho, por um público diverso que, ao ver as imagens, compartilhou memórias de curas e lembranças de rezadeiras. Seguimos com a expectativa de abrir espaço para novas histórias, aproximar a comunidade da tradição e celebrar Dona Teinha pelo papel cultural e afetivo que representa no município”, acrescenta a fotógrafa.

Montada em estrutura itinerante, a instalação propõe uma experiência sensorial, com fotografias impressas em tecido, monóculos que remetem à memória familiar e recursos de audiodescrição para pessoas cegas. “Queríamos que a exposição chegasse às comunidades, para que elas mesmas pudessem se ver nas imagens. É um reconhecimento, uma forma de valorização e difusão das histórias dessas mulheres”, explica Karen Lima. Ainda no mês de setembro, “Benza” segue para o município de Orocó, em locais comunitários e de acesso livre ao público.

A realização dessa circulação tem o incentivo Funcultura Geral 2022/2023, destacando a relevância do incentivo público para iniciativas que expandem o acesso ao teatro e fortalecem a difusão cultural nas regiões do interior pernambucano.

SERVIÇO:

Exposição fotográfica “Benza” em Floresta (PE)

14 de setembro (domingo)

Horário: 16h às 20h.

Local: Praça Coronel Fausto Ferraz.

15 de setembro (segunda-feira)

Horário: 9h às 15h.

Local: EREF Municipal Deputado Audomar Ferraz.

16 de setembro (terça-feira)

Horário: 16h às 20h.

Local: Escola Municipal Major João Novaes.

Verifique também

Governo do Brasil cria comitê para organizar Copa do Mundo Feminina de 2027

Medida foi oficializada por meio da Portaria Interministerial assinada pelo ministro do Esporte, André Fufuca, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online