O município de Floresta (PE) receberá, entre os dias 14 e 16 de setembro, a exposição “Benza”, assinada pela fotógrafa e pesquisadora Karen Lima. O projeto retrata a força simbólica, cultural e espiritual das rezadeiras do Sertão pernambucano, reunindo 35 fotografias que transitam entre o documental e o poético. Realizada com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), a mostra estará aberta para visitação neste domingo (14), na Praça Coronel Fausto Ferraz, das 16h às 20h; na segunda-feira (15), na EREF Municipal Deputado Audomar Ferraz, das 9h às 15h; e na terça-feira (16), na Escola Municipal Major João Novaes, das 16h às 20h.
A exposição mergulha nas histórias, na fé e na espiritualidade de cinco guardiãs de saberes ancestrais em Pernambuco: Dona Teinha, de Floresta; Mãe Joana, do Quilombo Conceição das Crioulas (Salgueiro); Rita Pankará e Dona Terezinha, de Orocó; e Mãe Neide, de Petrolina. Produzidas a partir de pesquisas realizadas por Karen Lima em visitas a essas localidades, as fotografias buscam retratar a essência de cada uma delas e valorizam tanto a imagem quanto a oralidade dessas mulheres, reconhecidas como referências comunitárias e espirituais em seus territórios.
Esta é a segunda passagem da circulação com a exposição “Benza” – que teve a sua estreia em Salgueiro – em cidades do Sertão de Pernambuco. Agora, em Floresta, a expectativa é de criar novas conexões e contribuir com a preservação da memória local. “A exposição foi recebida com muito carinho, por um público diverso que, ao ver as imagens, compartilhou memórias de curas e lembranças de rezadeiras. Seguimos com a expectativa de abrir espaço para novas histórias, aproximar a comunidade da tradição e celebrar Dona Teinha pelo papel cultural e afetivo que representa no município”, acrescenta a fotógrafa.
Montada em estrutura itinerante, a instalação propõe uma experiência sensorial, com fotografias impressas em tecido, monóculos que remetem à memória familiar e recursos de audiodescrição para pessoas cegas. “Queríamos que a exposição chegasse às comunidades, para que elas mesmas pudessem se ver nas imagens. É um reconhecimento, uma forma de valorização e difusão das histórias dessas mulheres”, explica Karen Lima. Ainda no mês de setembro, “Benza” segue para o município de Orocó, em locais comunitários e de acesso livre ao público.
A realização dessa circulação tem o incentivo Funcultura Geral 2022/2023, destacando a relevância do incentivo público para iniciativas que expandem o acesso ao teatro e fortalecem a difusão cultural nas regiões do interior pernambucano.
SERVIÇO:
Exposição fotográfica “Benza” em Floresta (PE)
14 de setembro (domingo)
Horário: 16h às 20h.
Local: Praça Coronel Fausto Ferraz.
15 de setembro (segunda-feira)
Horário: 9h às 15h.
Local: EREF Municipal Deputado Audomar Ferraz.
16 de setembro (terça-feira)
Horário: 16h às 20h.
Local: Escola Municipal Major João Novaes.