O Avante oficialmente faz parte do governo de Raquel Lyra (PSD), o partido se prepara para chegar em 2026 fortalecido e pronto para disputar vagas na Alepe e Câmara Federal
A legenda liderada no Estado pelo ex-deputado Sebastião Oliveira (Sebá), tem apenas uma representação na Câmara dos Deputados e nenhuma na Alepe. Sebastião foi candidato a vice-governador de Marília Arraes em 2022 e perderam a disputa para Raquel, seu irmão Waldemar Oliveira (Dema) foi o único representante do partido com êxito no pleito eleitoral daquele ano.
Reconhecido pela Governadora como aliado importante, o Avante quer fazer valer essa força nas urnas em 2026. Waldemar Oliveira teve a 6ª maior votação do Estado em 2022, ele saiu da disputa com 141.386 votos. O partido trabalha com a possibilidade de ampliar a votação de Waldemar, e ainda a representatividade da legenda na Câmara Federal.
Para alcançar melhores resultados nas urnas o time liderado por Sebá que será candidato a Deputado Estadual, já está sendo montado e conta com Dema que vai disputar a reeleição e de pelo menos dois ex-prefeitos. Um desses ex-prefeitos já representa o Avante no Governo de Raquel, sendo titular do primeiro escalão em importantíssima pasta.
O ex-prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes, conhecidíssimo como Manuca, atualmente é Secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco. Ele é um dos nomes da legenda na disputa por uma vaga na Câmara Federal, para os conhecedores da política estadual Manuca tem grandes possibilidades de se eleger.
O Avante conta ainda com Eliane Soares, ex-prefeita de Santa Cruz da Venerada e vista como uma das mais influentes lideranças política do Sertão do Araripe. Eliane foi 4 vezes prefeita de sua cidade, em 2024 elegeu Cachoeira, seu sucessor na administração municipal. Eliane reforçará o time do Avante para a Câmara Federal, vista com potencial para chegar lá.
O time se prepara para disputar vagas na Câmara dos Deputados, até agora o único nome certo para a Alepe é do próprio Sebastião Oliveira. No entanto, vem sendo comentado nos bastidores da política estadual que a legenda quer sair das urnas de 2026 fortalecida, com no mínimo duas vagas na Câmara Federal e pelo menos três na Assembleia Legislativa de Pernambuco.