EUA movem navio de guerra pelo Canal do Panamá e aumentam cerco a Maduro

As Forças Armadas dos Estados Unidos ampliaram neste sábado (30) sua presença no Caribe ao deslocar o cruzador de mísseis USS Lake Erie pelo Canal do Panamá, de acordo com a Reuters. A travessia foi informada por jornalistas internacionais que acompanharam a movimentação da embarcação, que estava ancorada no porto de Rodman, no lado do Pacífico.

O movimento faz parte da estratégia do governo do presidente Donald Trump de intensificar a pressão sobre o regime do ditador Nicolás Maduro, acusado por Washington de liderar o Cartel de Los Soles e de estar associado a outros grupos criminosos envolvidos com o narcotráfico na América Latina.

O navio, equipado com sistema avançado de defesa, integra uma frota americana que já soma milhares de militares e diversas embarcações de grande porte na região. São de 7 a 8 navios de guerra (incluindo destróieres equipados com mísseis, um navio anfíbio e um submarino nuclear), totalizando cerca de 4.500 militares na região. De acordo com o Comando Sul dos EUA, trata-se de uma das maiores concentrações navais americanas no Caribe desde a década de 1990.

Washington justifica a operação como parte da guerra contra os cartéis de drogas, mas também colocou Maduro no centro da mira: na semana anterior, o Departamento de Justiça dos EUA anunciou o aumento da recompensa pela captura do ditador venezuelano passando de US$ 25 milhões para US$ 50 milhões. Maduro já havia sido indiciado pela Justiça americana em 2020 por “narcoterrorismo”.

Em resposta, a Venezuela classificou a operação como uma “ameaça direta à soberania do país” e anunciou a mobilização de milícias civis e forças militares, que, segundo Maduro, somam mais de 4 milhões de membros. O país também anunciou o reforço das tropas em áreas estratégicas, incluindo a fronteira com a Colômbia. No entanto, analistas independentes estimam que apenas uma fração esteja efetivamente ativa.

Verifique também

Neoenergia Pernambuco recupera energia suficiente para abastecer 926 mil residências por um prazo de 30 dias

Nos primeiros nove meses de 2025, a Neoenergia Pernambuco recuperou mais de 139 gigawatts-hora (GWh) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online