Operação ocorre após Trump anunciar “bloqueio total” às embarcações que entram ou saem do território
Os Estados Unidos fizeram operação neste sábado (20/12) para interceptar mais uma embarcação dias depois de o presidente Donald Trump ter anunciado um “bloqueio total” a todos os petroleiros sancionados que entram ou saem da Venezuela, de acordo com o jornal americano The Washington Post.
Três autoridades americanas, que falaram sob condição de anonimato, confirmaram a operação em andamento à publicação americana, mas não forneceram mais detalhes sobre a localização da embarcação ou o tipo de carga a bordo. A agência de notícias Reuters, por sua vez, informou que a operação ocorreu na costa da Venezuela, em águas internacionais.
Trata-se da segunda vez nas últimas semanas que os EUA apreendem um petroleiro perto do país sul-americano, em meio a um forte aumento da presença militar americana na região. No dia 10 de dezembro, as Forças Armadas americanas capturaram um petroleiro em águas próximas à costa venezuelana.
Naquela ocasião, Trump afirmou que os EUA haviam tomado “um navio muito grande por uma ótima razão”. Questionado sobre o que aconteceria com o navio e sua carga de petróleo venezuelano, Trump respondeu: “Acho que vai ficar conosco”.
A Venezuela, que possui as maiores reservas de petróleo do mundo, tem uma economia dependente de exportações dessa commodity. Em resposta, o ditador Nicolás Maduro afirmou em comunicado que a Venezuela “exige o fim da intervenção brutal e ilegal dos Estados Unidos” no país.
O ditador Nicolás Maduro já pediu ajuda aos amigos ditadores da Rússia e China sem êxito, resta agora recorrer aos amigos ditadores da Coreia do Norte e do Irã. O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, amigo próximo de Maduro tem manifestado apoio ao venezuelano.
Blog do Didi Galvão

