Reconhecido pelo Pacto Global da ONU, o programa do grupo educacional Yduqs promove a inclusão e o desenvolvimento de pessoas pretas e pardas
As inscrições para a quinta edição do Programa de Trainee da Yduqs, exclusivo para pessoas negras (pretas e pardas), já estão disponíveis. Premiado na categoria de promoção da educação, capacitação e desenvolvimento de pessoas negras e indígenas, do Movimento “Raça é prioridade”, promovido pelo Pacto Global da ONU, o programa destaca-se como um dos mais completos aceleradores de carreira, identificando, formando e desenvolvendo esses profissionais para todo o setor educacional do país. As inscrições para o Trainee Yduqs 2026 poderão ser realizadas até o dia 31 de agosto de 2025, no site https://traineeyduqs.gupy.io/.
O programa é destinado a concluintes ou recém-formados, entre dezembro de 2022 e dezembro de 2025, de qualquer área de formação e região do Brasil, desde que tenham mobilidade e disponibilidade para residir no Rio de Janeiro. Além disso, a iniciativa contribui para ampliar a diversidade racial no quadro de colaboradores da Yduqs, uma das maiores organizações do setor de educação do país.
Renata Vilela Mendonça, diretora de Gente da Yduqs, destaca a importância de iniciativas de inclusão que contribuam positivamente para o crescimento das empresas. “Nosso programa de trainee exclusivo para negros vem obtendo destaque no mercado e o reconhecimento de diversas outras organizações. Temos um programa maduro, que demonstra que estamos no caminho certo e reafirma o nosso compromisso com a diversidade e inclusão”.
O processo seletivo avaliará a capacidade analítica e as habilidades comportamentais dos candidatos, sem a necessidade de conhecimento de inglês. Ao longo de 12 meses, o programa proporciona oportunidades significativas de desenvolvimento profissional por meio de uma imersão intensiva nas instituições de ensino e no ambiente corporativo, com o apoio especializado da área de Desenvolvimento Organizacional. Após a contratação, os trainees poderão ser direcionados para posições estratégicas na organização, além de receberem um salário compatível com o mercado, plano de saúde e odontológico, entre outros benefícios.
Representatividade e mercado de trabalho
Segundo o IBGE, quando se avalia o mercado de trabalho, somente 30% das pessoas pretas ou pardas conseguem ocupar cargos de analista ou especialista. Programas como o da Yduqs contribuem, portanto, para que esses profissionais avancem mais um degrau e ocupem cargos mais altos nas empresas futuramente.
Leone Duarte, bacharel em Administração, encontrou um ambiente em que se sentiu representado. “Eu queria encontrar um programa que me representasse, no qual eu tivesse lugar de fala e com o qual me identificasse. Quando entrei, me senti livre para expressar minhas opiniões e me comunicar. Foi confortante ver pessoas com a mesma tonalidade de pele que a minha. É um programa que abriu meus horizontes e que me deu a chance de transformar a história de outras pessoas.”
Para Rayanne Araújo, que cursou Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a motivação para se inscrever no programa foi a possibilidade de acelerar sua carreira. Já Hugo Braga, relações públicas, que conseguiu entrar no processo seletivo na segunda tentativa e deixou a Bahia para morar no Rio de Janeiro, está feliz e ansioso para viver esse novo desafio – já está vivendo. Ao todo, a turma de 2025 possui 11 integrantes de diversos estados do país.
Serviço:
Quinta edição do Programa Trainee (exclusivo para pessoas que se autodeclaram pretas e pardas).
Inscrições até o dia 31 de agosto por meio do link: https://traineeyduqs.gupy.io/.