Especialista responsabiliza decisão do STF pelo aumento da criminalidade no Rio

A decisão do STF atendeu a ação movida pelo PSB do prefeito do Recife João Campos, visto como possível candidato a governador de Pernambuco contra Raquel Lyra em 2026.

É “consequência direta” de decisão do STF impondo restrições à atuação policial nas favelas do Rio, a onda sequestros de ônibus usados como barricada para impedir a passagem de viaturas a caminho de operações policiais.

A afirmação é de Marcelo Rocha Monteiro, procurador de Justiça e um dos maiores especialistas em segurança pública, no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.

Como as operações policiais estão condicionadas a comunicação prévia, isso favorece seu vazamento para o crime cada vez mais organizado.

Territórios ‘ocupados’

Após a decisão do STF, as facções criminosas ampliaram seu domínio de cerca de 1.400 para mais de 1.700 favelas cariocas, afirma Monteiro.

Sociedade desprotegida

Como policial pode ser preso por combater o crime, diz o procurador, as operações caíram 60% e aumentaram em 1.700% os ataques a viaturas.

Bandidos adoraram

O STF proibiu até a policia usando helicóptero, que revertia a vantagem de bandidos posicionados no alto das favelas disparando contra policiais.

Endosso pleno

O STF impossibilitou a ação e permanência da polícia em favelas, “salvo em situações excepcionais” nunca devidamente esclarecidas.

Fonte: Coluna Claudio Humberto, Diário do Poder

Verifique também

Prefeito George Duarte comemora chegada do curso superior de Arquitetura em Santa Maria da Boa Vista

Mais um importante curso de nível superior chega a Santa Maria da Boa Vista. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online