A Escola Técnica SENAI Araripina atingiu nota dez no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP) que mede a qualidade de ensino dos cursos ofertados na instituição e é feita pelos estudantes em provas objetivas e práticas. Na 15ª edição da IDAP, o destaque ficou para os cursos de Eletrotécnica, Eletromecânica e Segurança do Trabalho. Os três atingiram nota máxima na unidade escolar de Araripina, sendo destaque em Pernambuco e no Brasil.
A avaliação engloba provas objetivas e questionários contextuais, respondidos de forma on-line, e uma segunda etapa prática, na qual os alunos concluintes são confrontados com situações-problema que simulam as atividades presentes na prática profissional de cada curso. Numa escala de zero a 10, onde zero é a defasagem da escola é máxima e 10 quando não há defasagem, ou seja, quanto maior, melhor a qualidade dos cursos oferecidos.
Para o cálculo do IDAP, utiliza-se o percentual de estudantes avaliados distribuídos pelos níveis das escalas de desempenho (Abaixo do básico, Básico, Adequado e Avançado) das provas objetiva e prática. Qualquer mudança nesses percentuais impacta diretamente em seu valor final. A utilização do IDAP tem o intuito de fornecer um critério de diagnóstico para auxiliar no monitoramento dos resultados das escolas e dos cursos.
O diretor escolar, Josemberg Laurentino destacou a inédita avaliação máxima em três cursos e da escola em que confirma a qualidade do ensino ofertado para os alunos da Escola Técnica de Araripina. “Este é um resultado inédito com três cursos e a escola recebendo nota máxima no IDAP. Isto nos deixa confiantes que estamos no caminho certo levando educação profissional e gerando muitas oportunidades para os alunos. Esta conquista é de todos que fazem a nossa escola: alunos, docentes, secretários acadêmico e administrativo-financeiro, núcleos administrativo e pedagógico e coordenação pedagógica.”, afirmou.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.