Empresas do setor de pescado se reúnem com diretoria e equipe de inspeção animal da Adagro

A equipe da gerência de inspeção animal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro coordenou nesta quarta-feira (01/10), na sede da autarquia agropecuária, no Cordeiro, reunião técnica com a participação de 15 representantes de estabelecimentos do segmento da pesca com registro no Serviço Estadual de Inspeção Estadual (S.I.E.).

O encontro teve a participação do diretor-presidente da Agência, Moshe Dayan Fernandes, do gerente de inspeção animal, Flávio Silva, dos fiscais estaduais Tarsila Miranda, Marcus Medeiros e Renata Revoredo, além dos responsáveis técnicos (RTs) médicos veterinários das empresas. O objetivo foi nivelar as informações técnicas, reforçar o atendimento de procedimentos de inspeção conferindo aos produtos a qualidade e as características higiênico-sanitárias adequadas para a comercialização e o consumo por parte da população.

“Um dos encaminhamentos da nossa reunião foi propor ações de fortalecimento da indústria de beneficiamento de pescado em Pernambuco . “Entre as propostas apresentadas, houve a sugestão de formalização de uma associação que represente o setor no Estado”, enfatizou Moshe Dayan Fernandes, diretor-presidente da Adagro.

Para Flávio Silva, o encontro teve como objetivo aprimorar os procedimentos realizados durante o beneficiamento do pescado. “O alinhamento dos procedimentos e processos realizados entre o setor regulado e o órgão de fiscalização traz ganhos importantes para a segurança e a qualidade dos produtos elaborados nas empresas”, ressaltou o gerente de inspeção animal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária.

Inspeção do pescado

A inspeção e fiscalização em estabelecimentos de pescado e derivados deve abranger requisitos da inspeção tradicional e de autocontroles, sendo realizada em caráter periódico e de acordo com os requisitos da IN nº 21 MAPA/ 2107, Decreto 9.013/2017 e Portarias da Adagro.

Entre os principais requisitos para o beneficiamento estão: Verificações Oficiais dos Programas de Autocontrole das empresas, com frequência de fiscalização definida pelo Manual de Procedimentos do Ministério da Agricultura e Pecuária; Verificação do cumprimento da legislação no que diz respeito ao registro dos estabelecimentos e ao registro dos produtos beneficiados; Verificação do cumprimento dos parâmetros analíticos legais das matérias-primas, da água e dos produtos beneficiados (análises laboratoriais oficiais), com coleta de amostras para as análises fiscais e avaliação dos resultados, visando a verificação da conformidade dos produtos (identidade e qualidade) e o combate à fraude; além do acompanhamento e verificação dos mapas estatísticos de produção, entre outros requisitos.

Verifique também

Diretor da APA Petrolina defende a descentralização de centros paradesportivos durante audiência na Câmara dos Deputados

O diretor-executivo e de projetos da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Natanael Barros, defendeu nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online