Empresas do setor de pescado se reúnem com diretoria e equipe de inspeção animal da Adagro

A equipe da gerência de inspeção animal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro coordenou nesta quarta-feira (01/10), na sede da autarquia agropecuária, no Cordeiro, reunião técnica com a participação de 15 representantes de estabelecimentos do segmento da pesca com registro no Serviço Estadual de Inspeção Estadual (S.I.E.).

O encontro teve a participação do diretor-presidente da Agência, Moshe Dayan Fernandes, do gerente de inspeção animal, Flávio Silva, dos fiscais estaduais Tarsila Miranda, Marcus Medeiros e Renata Revoredo, além dos responsáveis técnicos (RTs) médicos veterinários das empresas. O objetivo foi nivelar as informações técnicas, reforçar o atendimento de procedimentos de inspeção conferindo aos produtos a qualidade e as características higiênico-sanitárias adequadas para a comercialização e o consumo por parte da população.

“Um dos encaminhamentos da nossa reunião foi propor ações de fortalecimento da indústria de beneficiamento de pescado em Pernambuco . “Entre as propostas apresentadas, houve a sugestão de formalização de uma associação que represente o setor no Estado”, enfatizou Moshe Dayan Fernandes, diretor-presidente da Adagro.

Para Flávio Silva, o encontro teve como objetivo aprimorar os procedimentos realizados durante o beneficiamento do pescado. “O alinhamento dos procedimentos e processos realizados entre o setor regulado e o órgão de fiscalização traz ganhos importantes para a segurança e a qualidade dos produtos elaborados nas empresas”, ressaltou o gerente de inspeção animal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária.

Inspeção do pescado

A inspeção e fiscalização em estabelecimentos de pescado e derivados deve abranger requisitos da inspeção tradicional e de autocontroles, sendo realizada em caráter periódico e de acordo com os requisitos da IN nº 21 MAPA/ 2107, Decreto 9.013/2017 e Portarias da Adagro.

Entre os principais requisitos para o beneficiamento estão: Verificações Oficiais dos Programas de Autocontrole das empresas, com frequência de fiscalização definida pelo Manual de Procedimentos do Ministério da Agricultura e Pecuária; Verificação do cumprimento da legislação no que diz respeito ao registro dos estabelecimentos e ao registro dos produtos beneficiados; Verificação do cumprimento dos parâmetros analíticos legais das matérias-primas, da água e dos produtos beneficiados (análises laboratoriais oficiais), com coleta de amostras para as análises fiscais e avaliação dos resultados, visando a verificação da conformidade dos produtos (identidade e qualidade) e o combate à fraude; além do acompanhamento e verificação dos mapas estatísticos de produção, entre outros requisitos.

Verifique também

Polícia Militar recupera motocicleta adulterada na zona rural de Cabrobó

Policiais militares da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (2ª CIPM) recuperaram uma motocicleta com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online