Embratur e Sebrae realizam famtour e apresentam roteiro arqueológico a operadores internacionais

Viagem de imersão pela Serra da Capivara (PI) e Petrolina (PE) e visa encantar operadores da Europa e Canadá com experiências autênticas, fortalecendo o Brasil como destino de cultura e natureza

A Embratur, em parceria com o Sebrae, recebeu no dia 25 de julho, um grupo de operadores de turismo internacionais para uma imersão profunda no coração do sertão nordestino. O famtour, que segue até sexta-feira, 1° de agosto, tem como cenário o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, um Patrimônio Mundial da Unesco e Petrolina, em Pernambuco.

O objetivo é mostrar ao mundo um Brasil autêntico e ainda pouco explorado. Para isso, foram convidados operadores de mercados estratégicos como França, Bélgica, Suíça e Canadá, que vivenciam um roteiro focado em arqueologia, ecoturismo, experiências sustentáveis e turismo cultural. A expectativa é que, ao retornarem, eles incluam essa rota singular nos pacotes oferecidos em seus países.

A aposta da Embratur em viagens de familiarização, os chamados famtours, tem se mostrado uma ferramenta eficaz. Levar quem vende o destino para vivenciar a experiência local é a melhor forma de gerar negócios e diversificar a oferta turística brasileira no exterior. “Essas experiências enriquecem o conhecimento dos operadores, bem como fortalecem parcerias e impulsionam novos negócios”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra com potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui essas riquezas naturais em todos os estados. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta desta ação. Com isso, estamos ampliando as oportunidades na geração de empregos e renda”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Mais do que uma simples visita, o roteiro foi desenhado para criar memórias. Na experiência na Serra da Capivara, os participantes assistiram a uma adaptação do clássico “O Fantasma da Ópera” encenada dentro dos próprios cânions. À noite, exploraram o Boqueirão da Pedra Furada, um dos sítios arqueológicos mais icônicos do mundo, e se aventuraram em trilhas na Caatinga. As atividades carregam o selo e estão integradas ao projeto “Feel Brasil”, criado pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que certifica 101 experiências turísticas de alto valor agregado em todo o país.

O “Feel Brasil” é um projeto que visa promover experiências turísticas autênticas e sustentáveis no Brasil, com foco em pequenos negócios e comunidades locais. A iniciativa busca romper com estereótipos e apresentar um Brasil diverso, com experiências que valorizam a identidade nacional, a cultura, a natureza e a gastronomia.

A presença no Parque Nacional da Serra da Capivara também é uma homenagem ao legado da arqueóloga Niéde Guidon, que dedicou sua vida à pesquisa, preservação e promoção internacional do sítio arqueológico. Visionária, ela foi fundamental para o reconhecimento da Serra como Patrimônio Mundial da Unesco e para o desenvolvimento de iniciativas que unem ciência, cultura e sustentabilidade. Ao levar operadores internacionais ao território que ela ajudou a revelar ao mundo, o famtour contribui para perpetuar esse legado, promovendo o turismo como ferramenta de valorização da memória, da identidade local e do desenvolvimento regional.

Deixando o Piauí, a imersão continua no Vale do São Francisco, em Petrolina (PE). A região, famosa pelo clima semiárido, surpreende com seus vinhedos irrigados. Os operadores passarão nos vinhedos do Vale do Rio São Francisco, um passeio que combina conhecimento enológico, lazer e a rica gastronomia local, encerrando a viagem com um brinde que simboliza a inovação e a resiliência do Nordeste.

A escolha dos países convidados não foi aleatória. França, Bélgica, Suíça e Canadá reúnem viajantes com alto poder aquisitivo e um interesse crescente por destinos que oferecem mais do que sol e praia. Eles buscam cultura, história, gastronomia e natureza, exatamente o que a rota oferece.

A França, por exemplo, foi o 6º maior emissor de turistas para o Brasil em 2024, enquanto o Canadá se destaca pelo alto gasto médio de seus viajantes. Já Suíça e Bélgica são mercados em crescimento, com turistas que valorizam experiências de alta qualidade e fogem do óbvio.

Esta é a quinta grande ação realizada pela Embratur apenas este ano. Destinos como Florianópolis (SC), a Chapada Diamantina (BA), o Pantanal (MT/MS) e a Rota das Emoções (CE/PI/MA) já foram apresentados a operadores de mais de oito países, consolidando a estratégia de posicionar o Brasil como um destino plural, sustentável e inesquecível.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online