Em Pernambuco, Ligue 180 registra aumento de 40,6% nos atendimentos em 2024

Foram 31.030 ligações no ano passado, contra 22.069 em 2023. Denúncias também cresceram, de 3.963 em 2023 para 4.609 em 2024, acréscimo de 16,3%

Dispositivo central na estratégia de enfrentamento da violência contra a mulher no país, a Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 totalizou, em 2024, 31.030 atendimentos registrados em Pernambuco, um aumento de 40,6% em relação ao ano anterior, quando 22.069 foram computados. No ano passado, em Pernambuco, houve aumento de 16,3% no número de denúncias, passando de 3.963 em 2023 para 4.609 em 2024. Desse total, 4.087 foram recebidas por telefone e 424 por WhatsApp.

Entre as denúncias no ano passado, 2.739 foram apresentadas pela própria vítima, enquanto 1.863 foram por terceiros. A casa da vítima ainda é o cenário onde mais situações de violência são registradas: 2.068 denúncias tinham este contexto. A residência compartilhada por vítima e suspeito também é local de grande parte das denúncias em Pernambuco, com 1.425 casos.

Os dados apontam que há mulheres que vivenciam diariamente as situações de violências. No estado, a frequência diária foi relatada em 2.118 atendimentos, enquanto 814 disseram que as agressões ocorrem ocasionalmente. São as mulheres pretas e pardas as vítimas mais frequentes (2.703) e são os esposos(as) e companheiros(as) – ou ex-companheiros(as) – aqueles que mais cometem atos violentos (1.225).

Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o aumento significativo no número de atendimentos realizados pela central reflete a maior confiança da população brasileira, em especial das mulheres, no Ligue 180, que vem recebendo uma série de melhorias desde 2023, com a reestruturação prevista na retomada do Programa Mulher Viver sem Violência (Decreto nº 11.431/2023).

“Temos investido na capacitação das profissionais que realizam o atendimento e o acolhimento das mulheres, tanto para a informação sobre direitos e serviços da rede, como para o correto tratamento e encaminhamento das denúncias aos órgãos competentes, aumentando a confiança no canal. Além disso, temos intensificado as campanhas para ampliar a divulgação do Ligue 180, inclusive o atendimento no WhatsApp”, explica a ministra.

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