Por: Afonso Lima / Conexão Política
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, na terça-feira (13), a portaria nº 657/2024, na qual consta a tabela de representatividade dos partidos políticos e das federações partidárias na Câmara dos Deputados e no Congresso NacionaL. Esse documento servirá como base para a distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão durante as Eleições 2024.
Os dados referentes à Câmara dos Deputados serão utilizados para calcular o tempo de propaganda eleitoral gratuita. Já os dados sobre o Congresso Nacional determinarão a participação de candidatas e candidatos nos debates das Eleições Municipais de 2024.
De acordo com a portaria, o PL lidera a lista com 99 deputados federais, seguido pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) com 81 parlamentares. Em seguida, aparecem União Brasil com 59; PP com 47; PSD e MDB com 42 cada; e Republicanos com 40.
A tabela também inclui a Federação PSDB-Cidadania (18); Podemos (18); PDT (17); Federação PSOL-Rede (14); PSB (14); Solidariedade (7); Avante (7); e PRD (5).
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV terá início em 30 de agosto e se estenderá até 3 de outubro. O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro, quando eleitores escolherão candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Portaria 657Fonte: TSE