Eixos Norte e Leste da Transposição do São Francisco levam água a mais de 12 milhões de nordestinos

Juntos, os eixos representam um marco histórico da engenharia brasileira e uma das maiores obras de infraestrutura hídrica do país

Brasília (DF) – otalmente operacionais, os Eixos Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) asseguram o abastecimento de água a mais de 12 milhões de pessoas em centenas de municípios do Semiárido nordestino. O programa é coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH).

O Eixo Norte, com 260 km de extensão, capta água em Cabrobó (PE), segue até o Ceará e chega à Paraíba, no reservatório Engenheiro Avidos. O sistema já atende 237 municípios, alcançando cerca de 8,1 milhões de pessoas. Para ampliar ainda mais essa cobertura, o MIDR firmou contrato para a duplicação da capacidade de bombeamento, que passará dos atuais 24 m³/s para aproximadamente 49 m³/s, garantindo maior segurança hídrica para a região. “A duplicação da capacidade de bombeamento do Eixo Norte demonstra o compromisso do Governo Federal em ampliar a oferta de água e garantir que nenhum município do semiárido fique sem abastecimento”, reforça o secretário da SNSH, Giuseppe Vieira.

Já o Eixo Leste, com 217 km de extensão, leva água do reservatório de Itaparica (PE) até o rio Paraíba, no município de Monteiro (PB). O sistema beneficia 161 municípios, com uma população estimada de 3,9 milhões de pessoas. Com capacidade projetada para bombear 27 m³/s, o Eixo Leste já se encontra em plena operação.

Juntos, os eixos representam um marco histórico da engenharia brasileira e uma das maiores obras de infraestrutura hídrica do país. Eles garantem não apenas o abastecimento humano, mas também fortalecem atividades produtivas como irrigação, agricultura familiar, piscicultura e dessedentação animal. “Os Eixos Norte e Leste do Projeto São Francisco são mais do que obras de engenharia: eles representam dignidade, cidadania e qualidade de vida para mais de 12 milhões de nordestinos que hoje têm a segurança de abrir a torneira e encontrar água”, afirma Giuseppe.

PISF

Com 477 quilômetros de extensão, distribuídos em dois eixos (Leste e Norte), o Projeto de Integração do Rio São Francisco é reconhecido como a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil. Resultado de um investimento de longo prazo iniciado em 2007, o empreendimento não só assegura água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, como também se conecta a adutoras, canais e sistemas estaduais que ampliam o alcance da água para comunidades rurais e centros urbanos.

Mais do que enfrentar os efeitos da seca, o Projeto de Integração do Rio São Francisco representa uma transformação estrutural para o semiárido, garantindo previsibilidade no abastecimento e novas oportunidades de desenvolvimento regional.

Verifique também

Cinco alunos são internados após passarem mal ao ingerir refrigerante em escola municipal na zona rural de Dormentes

Cinco alunos da região da comunidade Caatinga Grande, na zona rural de Dormentes, Sertão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online