Educação e Território: um marco histórico para o Quilombo Águas do Velho Chico

O Território Quilombola Águas do Velho Chico, situado no município de Orocó-PE, vive um momento histórico de fortalecimento de suas lutas e conquistas coletivas. Representado pela Associação dos Quilombolas de São João Batista, e com a presença e participação ativa de membros da Comissão de Articulação das Comunidades Quilombolas Rurais de Orocó, o território formalizou, junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), o Termo de Manifestação de Interesse (TMI) que estabelece as bases para a implantação de um Polo de Educação a Distância (EaD) no âmbito do território quilombola.

Assinado entre o reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, e o representante da Associação, Joabe da Silva Pereira, também membro da Comissão de Articulação, o termo simboliza a consolidação de uma parceria estratégica entre a educação pública federal e as comunidades quilombolas, pautada no reconhecimento da autonomia territorial, da ancestralidade e dos saberes locais como pilares da formação cidadã e emancipatória.

A implantação do Polo EaD tem como objetivo ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos Técnicos e cursos Superiores, fortalecendo o direito à educação pública e gratuita, sem que os quilombolas precisem se deslocar de seus territórios de vida. Além da formação formal, a iniciativa abrange ações de pesquisa e extensão que buscam integrar o conhecimento acadêmico aos saberes tradicionais, promovendo uma educação intercultural, contextualizada e comprometida com os princípios da convivência com o semiárido.

Essa conquista é fruto de um processo coletivo, construído a muitas mãos, que reflete a força das comunidades quilombolas de Orocó na defesa do direito à educação e na reivindicação por políticas públicas que respeitem as especificidades do campo e dos povos tradicionais. O ato reafirma que os quilombos não são espaços de ausência, mas de potência, memória e produção de conhecimento.

Mais do que um documento formal, o Termo de Manifestação de Interesse representa um ato político e simbólico: um compromisso de fazer da educação uma ferramenta de liberdade e permanência no território, afirmando que a transformação social nasce quando o saber acadêmico se reconhece no diálogo com o saber popular.

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