Encerramento contou com a participação da irmã do artista petrolinsense
A Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Professor Anézio Leão realizou a culminância do projeto “Anézio canta Geraldo”, iniciado em março deste ano, que integra a proposta anual da Rede Municipal de Educação “Eu, você, o mundo pro que der e vier”. A iniciativa homenageou os 80 anos do cantor, compositor e poeta petrolinense Geraldo Azevedo, levando para a sala de aula música, arte e identidade cultural.
Durante todo o processo, os estudantes participaram de oficinas criativas inspiradas em cinco grandes sucessos do artista: Barcarola, Dia Branco, Bicho de Sete Cabeças, Dona de Minha Cabeça e Táxi Lunar. O resultado foi apresentado em grande estilo com exposição dos trabalhos produzidos no pátio interno da escola. Na quadra, as crianças emocionaram o público com apresentações de dança coreografadas ao som das canções.
Os estudantes Mikaele Silva Souza (5º ano A), Heitor Gonçalves de Souza Silva (4º ano C) e Miguel Matos Lima (2º ano B) tiveram papel especial e protagonizaram ao abrir o evento com a biografia de Geraldo Azevedo e a contextualização histórica das músicas trabalhadas. As professoras de Arte Andréa Shirley Sousa dos Santos (1º ao 3º ano) e Richelly Cavalcanti de Sousa (4º e 5º ano) foram responsáveis pela condução das atividades ao longo do projeto que ficará marcado como uma homenagem de Petrolina a um de seus maiores ícones culturais.
Um dos momentos mais marcantes do evento, foi a presença da senhora Gracilda Azevedo, irmã de Geraldo Azevedo, que expressou sua emoção diante da homenagem. “Não existem palavras para descrever o que foi feito aqui. É muita felicidade ver esse carinho na nossa terra. Geraldo foi uma criança como esses alunos, começou a se interessar pela música com nossa mãe, e mesmo tendo ido para o Recife para estudar engenharia, a música falou mais alto. Ele enfrentou muitas dificuldades, mas venceu e hoje orgulha toda a cidade. As apresentações foram lindas, e eu levo comigo tudo que vi aqui para mostrar a ele. Tenho certeza de que Geraldo ficará muito emocionado em saber o quanto é amado”, destacou.