Duelo de Titãs entre criador e criatura no pleito eleitoral de 2026 em Araripina

Evilásio Mateus é o atual prefeito do município de Araripina, ele venceu a batalha contra seu padrinho político em 2024

O município de Araripina no Sertão do Araripe pernambucano, promete ter uma das disputas políticas mais acirradas no Estado em 2026. Quando se faz uma leitura do histórico das últimas eleições, são os números que desenham um cenário de disputa entre o atual prefeito e seu antecessor.

De um lado o criador que vem de uma série de conquistas com mandatos de deputado estadual e duas vezes prefeito, já do outro lado está a criatura que surpreendeu nas eleições de 2022 com seus candidatos e foi vitorioso no pleito recente. Evilásio seria o candidato natural do grupo de Pimentel, após ter sido rifado pelo criador não se deu por vencido e foi atrás do prejuízo.

A criatura foi candidato mesmo contra a vontade do criador, ganhou apoios e confiança e no final se saiu muito bem. Eleito prefeito de Araripina Evilásio faz uma gestão que agrada a maioria, finalizando o primeiro ano de governo o mesmo ainda está em lua de mel com a população.

As deputadas Socorro Pimentel e Roberta Arraes sempre estiveram em lados opostos desde a primeira disputa em 2014, com Socorro levando vantagem nos três confrontos entre as duas, nas 3 eleições que disputaram. Socorro foi eleita duas vezes deputada estadual em 2014 e 2022, já Roberta Arraes mesmo exercendo 3 mandatos foi eleita em apenas um, em 2018.

Evilásio sempre apoiou Socorro Pimentel, em 2026 vai apoiar pela primeira vez Roberta Arraes. É possível que o candidato seja Raimundo Pimentel, independente de quem venha a ser o duelo será entre criador e criatura. Para continuar sonhando com a reeleição em 2028, o prefeito Evilásio Mateus vai ter por obrigação de fazer Roberta Arraes majoritária em Araripina.

O rompimento entre criador e criatura teve início em 2022, Pimentel na época prefeito e Evilásio seu vice discordaram sobre apoios. Pimentel mudou de Miguel para Marília, Evilásio continuou com todos os candidatos que começou. No segundo turno o confronto foi direto, Pimentel com Marília e Evilásio com Raquel. Mesmo com Marília à frente numericamente, quem saiu vencedor foi Evilásio que tirou Raquel de 908 votos no 1º turno para 19.873 no 2º.

A criatura e o criador apoiaram candidatos diferentes para vagas na Câmara Federal, o candidato do então prefeito Raimundo Pimentel saiu com votação superior a do candidato de Evilásio. Bivar com apoio de Raimundo Pimentel teve 7.938 votos, enquanto que Fernando Filho com apoio da criatura teve 6.219 votos. Os dois juntos, criador e criatura, conseguiram 19.290 votos para Socorro, enquanto que Roberta teve apenas 14.404 votos.

Verifique também

Ipsos-Ipec: 40% avaliam governo Lula como ruim ou péssimo, e 30% como ótimo ou bom

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é visto como “ruim ou péssimo” por 40% da população, e “ótimo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online