Do rap ao reggae: lançamento de novos álbuns autorais movimenta cenário musical do Vale do São Francisco

Quatro artistas do Vale do São Francisco estão prestes a dar mais um passo importante em suas respectivas carreiras. Selecionados pelo projeto ‘Casinha Incubadora’, da Opará Produtora, Therss, Fernanda Luz, Ulisses Abílio e a Sóda Solta vão apresentar ao mundo, nas próximas semanas, seus novos álbuns autorais. Carregados de muito conceito, identidade, sonoridade e qualidade musical, os projetos serão disponibilizados nas plataformas de streaming e também serão apresentados em shows de lançamento que acontecerão no mês de outubro.

Eles se destacaram entre os quase 50 artistas de todo o território do Sertão do São Francisco que tentaram a chance de ter um trabalho de assessoria musical qualificado, objetivo do ‘Casinha Incubadora’. A curadoria exigiu muita cautela mesmo de quem tem muita experiência quando o assunto é Cultura. E o resultado não podia ser diferente: uma diversidade de ideias e sons que refletem muito bem o que é o celeiro cultural da região do Vale. A força do rap de Therss, o psicodelismo de Ulisses Abílio, a espiritualidade de Fernanda Luz e a ancestralidade do reggae da Sóda Solta cruzam os mesmos caminhos: de que a música é o refrigério da alma.

Esse trabalho de imersão musical, duradouro e robusto, assim como uma casa, precisou ser construído do alicerce, ou seja, da base. Entre julho e setembro foram muitas as conversas para entender primeiro a ideia dos álbuns de cada um dos artistas e também de processos para discutir a sonoridade, a melodia, as letras e o conceito dos projetos. Foram ainda várias noites e madrugadas de gravações de instrumentos e voz, até a realização da mixagem, masterização e os últimos ajustes.

E não somente isso. Agora os artistas passam por um outro importante processo: de criação da identidade visual dos seus respectivos projetos, afinal, não tem como separar essa simbiose entre música e visual.  E é por entender que o conceito da imagem contribui – e muito – para a construção de um sentido musical, que a Opará Produtora, através de um time de profissionais, tem também cuidado da direção de imagem dos artistas. O intuito é apresentar um material que surpreenda pelo olhar e que possa conquistar o ouvido e o coração de fãs, admiradores, velhos e novos conhecidos. Paralelo a isso, uma campanha será desenvolvida nas mídias, plataformas digitais e também na imprensa. Foi assim em 2022, com Vila Oculta e Lucas Tavlos – cujos trabalhos podem ser conferidos neste link.

Os trabalhos de Therss, Fernanda Luz, Ulisses Abílio e Sóda Solta serão disponibilizados para o público entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro. O público também terá a oportunidade de assistir aos shows de lançamento dos álbuns, que vão ser realizados no palco do Polo Matingueiros, em Petrolina, nos dias 11 e 12 de outubro. Sem dúvidas, será o começo de uma nova fase.

Este projeto é incentivado pelo Governo de Pernambuco, através do 6º Edital do Programa de Fomento à Produção em Música de Pernambuco – FUNCULTURA 2021/2022.

Ascom Opará Produtora

Verifique também

TCU bloqueia R$ 6 bilhões do programa Pé-de-Meia

A decisão foi tomada pelo plenário da Corte em caráter cautelar nesta quarta-feira (22/1) O …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online