A data serve de alerta e atenção principalmente para aqueles que costumam comprar online
Por Alyne Monyque – Créditos da foto: bigstockphoto
O Dia do Cliente, criado em 2003 com o objetivo de homenagear os consumidores e incentivar o comércio, é celebrado no Brasil no dia 15 de setembro. Apesar de ser visto de forma positiva para consumidores e comerciantes, a data também serve de alerta e atenção para os clientes, principalmente, os que costumam comprar online, pois muitos golpistas aproveitam o meio para aplicar os mais diversos tipos de golpes. Atualmente, os golpes mais comuns aplicados no Brasil envolvem a realização de ligações ou o envio de mensagens para os consumidores, inclusive com utilização do aplicativo WhatsApp e de fake e-mails.
Um exemplo da utilização do aplicativo de mensagens de forma criminosa ocorre quando os fraudadores se passam por representantes de empresas, usando artifícios para levar o consumidor ao erro e obterem informações sigilosas das pessoas, além de induzirem as pessoas a realizarem pagamentos indevidos e em benefício do fraudador. Outro tipo de golpe comum é o envio de links nos quais os criminosos conseguem ter acesso às contas bancárias e e-mails do consumidor, no momento em que a vítima clica no link e acaba tendo seu aparelho eletrônico hackeado.
A advogada especialista em Direito do Consumidor e sócia do Escritório de Advocacia Martorelli Advogados, Patricia Martins, explica como os clientes podem se proteger contra golpes. “É preciso atenção redobrada antes de interagir com uma conta nas redes sociais. Algumas dicas podem ser bem importantes: o consumidor deve sempre verificar o nome de usuário e a descrição do perfil; observar as fotos e postagens, já que contas falsas geralmente têm fotos e postagens genéricas, sem muita identidade, como se fossem de banco de imagens. O consumidor também deve sempre verificar o selo de autenticação, contas verificadas têm maior probabilidade de serem autênticas”.
Patricia ainda reforça que o meio mais eficaz para prevenir a aplicação de golpes é a desconfiança. “Antes de clicar em qualquer link, enviar alguma informação ou realizar qualquer pagamento é fundamental verificar a autenticidade da operação ou do contato, é importante, por exemplo, acessar o site oficial da empresa e buscar informações seguras. As empresas costumam ter em seus sites abas específicas para tratar sobre segurança e privacidade, assim como dar dicas aos consumidores de como agir em situações de fraude, informando inclusive sobre possíveis golpes que estão sendo aplicados”, conclui.