Durante uma ação de derrubada de um assentamento feita pela Secretaria DF Legal na Ponte Alta do Gama, moradores gravaram o momento em que uma criança pede a um dos agentes que não derrube sua casa. “Derruba a minha casa não. Eu só tenho essa”, pede o menino. O agente ouve a súplica, passa a mão na cabecinha da criança e se afasta.
Na gravação, é possível ouvir uma mulher dizendo que as crianças da região estariam voltando da escola naquele horário e não teriam onde ficar com a derrubada das moradias. “Não tem direitos humanos, não tem conselho tutelar. O que tem é uma sociedade que não tem democracia, que quer levar a gente para qualquer lugar“, afirma ela, no vídeo.
Procurada, a DF Legal confirmou ter desconstituído estruturas na região que, segundo o órgão, estavam vazias. “A Secretaria DF Legal informa que promoveu, nessa segunda-feira (14), a desconstituição de um parcelamento irregular não passível de regularização na região da Ponte Alta. Foram removidas 16 estruturas precárias de lona e madeira que estavam vazias e eram utilizadas para marcar lotes.”