Decisão do Supremo garante vitória de Eduardo Batista e permanência na Prefeitura de Goiana

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, proferiu decisão nesta quarta-feira (2) favorável ao prefeito de Goiana, Eduardo Batista, ao julgar improcedente a Reclamação Constitucional apresentada pelo vereador Carlos Viégas Júnior (PP). A ação questionava a legalidade da eleição de Batista para a presidência da Câmara Municipal, que o conduziu ao cargo de prefeito interino após a cassação do registro do ex-prefeito Eduardo Honório.

A decisão do ministro Luiz Fux na Reclamação (RCL) 75.431 reforça o entendimento da Corte sobre o marco temporal para reeleição em casas legislativas.

O ministro Luiz Fux destacou ainda que a posição do vereador estava equivocada, pois a decisão não modificou o marco temporal de 7 de janeiro de 2021. A jurisprudência da Corte segue determinando que somente os biênios posteriores a essa data devem ser considerados para inelegibilidade.

Com a improcedência da reclamação, a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que já dava vitória a Batista, foi confirmada, assegurando a legitimidade da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal e a condução de Eduardo Batista para prefeito de Goiana.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online