Data Magna em Pernambuco: entenda o que significa o dia

Hoje, dia 6 de março, é um dia qualquer para outros estados do país, mas para Pernambuco, a data representa a força da história pernambucana. Neste sexto dia do mês de março, é comemorada a Data Magna, que faz alusão aos heróis da Revolução de 1817, sendo o primeiro movimento contra os abusos da família real, que comandava o Brasil Colônia. Naquele período, a terra dos altos coqueiros se auto proclamou uma República independente de Portugal. O historiador José Walter Oliveira destaca o legado desse movimento para a história.

A Revolução Pernambucana também é conhecida como Revolução dos Padres, visto que, o Seminário de Olinda foi a nascente do movimento. Com os religiosos encabeçando o novo governo, Pernambuco se tornou independente, formando um novo país, com direito à bandeira, leis e força armada.

O dia, que também é feriado, foi instituído pela lei Estadual 16.059 de 8 de junho de 2017. José Walter Oliveira pontua a importância desse reconhecimento.

O motivo de muito orgulho para os Pernambucanos, é a bandeira do Estado. Concebida durante o movimento, a flâmula só foi oficializada 100 anos depois da Revolução, em 1917 e carrega diversos significados. O azul representa o céu, o branco, a paz e o arco-íris nas cores verde, amarelo e vermelho, a união dos pernambucanos. Quanto aos símbolos, a estrela é o estado no conjunto da federação, a cruz, a fé na justiça e no entendimento, já o Sol, a força e a energia de Pernambuco. Outros legados desse período estão espalhados em diversos pontos do Recife, e prédios públicos do Estado.

Verifique também

Polícia Militar apreende quase 300 gramas de maconha na zona rural de Cabrobó

Policiais militares da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (2ª CIPM) apreenderam, na tarde desta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online