Criminalidade recua no Sertão de Pernambuco em 2025

Atuação integrada das forças de segurança reduziu em 22% os Crimes Violentos contra o Patrimônio ao longo do ano e em 36,2% no mês de dezembro, além de registrar diminuição nas Mortes Violentas Intencionais e em indicadores como roubo e furto de veículos, cargas e celulares

O empenho do Governo de Pernambuco no fortalecimento do combate à criminalidade apresentou resultados expressivos durante o ano de 2025. No Sertão, os Crimes Violentos contra o Patrimônio obtiveram uma retração de 22%, passando de 1.984 registros em 2024 para 1.548 em 2025. Especificamente no mês de dezembro, o recuo foi de 36,2%, diminuindo de 174 ocorrências em 2024 para 111 em dezembro de 2025.

Entre os indicadores dos crimes patrimoniais, o roubo de cargas teve uma diminuição de 60,0% em dezembro. No acumulado dos doze meses o recuo foi de 12,0%. Já o roubo de veículos recuou 21,5%, saindo de 437 em 2024 para 343 ocorrências em 2025. O furto de veículos diminuiu 8,9%, furtos de cargas obtiveram uma queda de 15,4%, enquanto que os celulares subtraídos recuaram 10,5%, passando de 3.497 em 2024 para 3.131 em 2025.

De acordo com a diretora Integrada do Interior 2 da PCPE, delegada Isabella Pessoa, o desempenho positivo é resultado da atuação integrada das forças de segurança, com ações estratégicas baseadas em análise criminal, inteligência policial, intensificação das investigações e reforço do policiamento preventivo e ostensivo, além da deflagração de operações de polícia judiciária voltadas à responsabilização de autores de crimes violentos.

“Esses resultados são frutos de um trabalho integrado entre todas as forças de segurança, com ações qualificadas e estratégias bem definidas para o enfrentamento da criminalidade. A redução dos homicídios e dos crimes patrimoniais reflete o uso da análise criminal, da inteligência policial e da intensificação das investigações, além das operações realizadas ao longo do mês de dezembro, que reforçam o compromisso da Polícia Civil com a interrupção dos ciclos de violência e a promoção de uma maior sensação de segurança para a população”, destacou a delegada.

“Inicialmente precisamos destacar o empenho do Governo de Pernambuco no fortalecimento do combate à criminalidade, que apresentou retração expressiva no ano de 2025, no Sertão pernambucano. Em dezembro, dentre as diversas reduções que houve no Sertão, destacamos o de roubo de veículos com uma retração de 33,3%, furto de veículos com redução de 19,0% e os celulares subtraídos com diminuição de 29,6%”, destacou o diretor adjunto do Interior 2 (Dinter 2) da PMPE, coronel Marcos Costa.

A região também registrou queda nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs). No mês de dezembro, o recuo foi de 11,6%, com destaque para o crime de feminicídio, que obteve uma redução de 33,3% em dezembro. Já o MVI contra mulheres teve uma diminuição de 20,0%.

Verifique também

Homem armado com facão tenta assaltar lotérica, faz reféns e se entrega após negociação com a PM

Um homem armado com um facão tentou assaltar uma casa lotérica de Parnamirim, na Grande Natal, na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online