Nos primeiros nove meses de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco registrou mais de 14 mil ocorrências, metade delas relacionadas a atendimentos pré-hospitalares. A Corporação reforça que ações educativas e comportamentos seguros são essenciais para reduzir os riscos e salvar vidas
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) tem atuado de forma intensa nas ocorrências de urgência e emergência em todo Estado. Nos primeiros nove meses deste ano de 2025, foram contabilizadas mais de 14 mil ocorrências. Deste total, cerca de 50% foram atendidas pelo Grupamento de Atendimento Pré-Hospitalar (GBAPH) do CBMPE.
As principais naturezas dos registros envolvem casos de colisões (2.329), quedas (2.054), atendimentos pré-hospitalares (834) e atropelamentos (550), nesta ordem. No ano de 2024, o perfil de incidência foi o mesmo, demonstrando a constância e o volume das demandas que exigem resposta rápida das equipes.
De acordo com o Comandante do GBAPH, tenente-coronel Cleiton José, o aumento das ocorrências reforça a necessidade de fortalecer a prevenção e o preparo da população. “Nosso trabalho vai muito além do socorro imediato. Buscamos conscientizar os cidadãos sobre comportamentos seguros no trânsito, em casa e nas atividades do dia a dia. A prevenção é sempre o melhor caminho”, destacou o bombeiro militar.
O GBAPH atua na Região Metropolitana do Recife (RMR) com equipes treinadas para o atendimento rápido e eficaz a vítimas de acidentes e outras emergências. O Grupamento também participa de campanhas educativas, simulados e capacitações voltadas à redução de riscos e ao fortalecimento da cultura de segurança pública.
Uma dessas capacitações promovidas pelo GBAPH, ocorreu em julho deste ano, sob a coordenação da major Adriana, na Academia de Bombeiros Militar dos Guararapes (ABMG), localizada no Curado I, e na Arena Pernambuco. A formação para os novos soldados do CBMPE teve como foco o aperfeiçoamento da condução de veículos de emergência, como instruções teóricas e práticas voltadas à segurança e à eficiência nas ocorrências de atendimento pré-hospitalar.
Durante o treinamento, os alunos realizaram exercícios como slalom – percurso em zigue-zague que aprimora o controle de direção e velocidade -, frenagem de emergência e técnicas de condução em situações críticas, essenciais para garantir respostas rápidas e seguras nas operações de salvamento e socorro.
Blog do Didi Galvão

