Corpo de Bombeiros de Pernambuco se integra a missão humanitária de combate a incêndios florestais no Norte e Centro-Oeste do país

Nesta quarta-feira (25), 11 militares embarcam para se juntarem aos outros 43 bombeiros que já estão mobilizadas naquelas regiões. A missão inclui não apenas o combate direto às chamas, mas também ações de prevenção e orientação às comunidades afetadas.

Mais uma vez, Pernambuco demonstra apoio e solidariedade a unidades da Federação atingidas por catástrofes e calamidades de diversas naturezas. Atualmente, o Estado está integrando a missão humanitária de combate a incêndios florestais no Norte e Centro-Oeste do Brasil, e na faixa de fronteira com a Bolívia. O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), mobilizou efetivo e equipamentos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) para enfrentar as queimadas que têm afetado gravemente essas regiões. Nesta quarta-feira (25), onze militares embarcam para se juntarem aos outros 43 bombeiros que já estão na missão, totalizando um efetivo de 54 pessoas.

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que solicitou o apoio do Brasil para auxiliar a Bolívia no enfrentamento dos incêndios florestais. Uma parte da equipe dos CBMPE está atuando junto às equipes locais e internacionais na região do Pantanal, na Bolívia, e na cidade de Altamira, no Pará. A missão inclui não apenas o combate direto às chamas, mas também ações de prevenção e orientação às comunidades afetadas.

“Nosso contingente, no total de 54 militares, está somando esforços com equipes do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e de estados da região Norte, perfazendo frentes de trabalho, formando juntos um grande Corpo de Bombeiros do Brasil para enfrentar os incêndios florestais que acometem essas regiões. Nosso lema é ‘Vidas alheias, riquezas salvar´, então não importa onde e nem como, estaremos sempre dispostos a cumprir a nossa missão primordial, que é salvar vidas”, pontuou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, coronel Francisco Cantarelli.

Os bombeiros militares pernambucanos possuem expertise na área de combate a incêndios florestais, passando por capacitações e atualizações constantes. E, mesmo atuando em vegetações características do Estado, como a Caatinga e a Mata Atlântica, são treinados para realizarem procedimentos padronizados, independente dos biomas. Ainda assim, ao chegarem nas regiões atingidas pelos incêndios, as equipes estão passando por uma instrução de nivelamento, o que permite a troca de experiências e conhecimento das estratégias utilizadas. Além disso, toda a equipe vai utilizar equipamentos de proteção pessoal adequados, disponibilizado pelo próprio CBMPE e também pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para atuar em diversas frentes de trabalho com a máxima segurança.

Inicialmente, as equipes que já estão nas áreas atingidas vão cumprir pelo menos 60 dias de missão, porém o prazo poderá ser prorrogado, a depender da necessidade. Já os bombeiros que viajam nesta quarta-feira vão permanecer por 17 dias, também com possibilidade de prorrogação. Integrantes de grupamentos de todas as regiões do Estado foram mobilizados, do Agreste ao Sertão pernambucano, incluindo também a Região Metropolitana e a Zona da Mata.

Liderando os bombeiros militares que desembarcam nesta quarta na cidade boliviana de San Ignacio de Velasco, na fronteira com o Brasil, o tenente Diego Gonçalves, do Grupamento de Caruaru, no Agreste, destacou a expectativa positiva de toda a equipe, em poder contribuir com a força de seu trabalho e experiência profissional. “Temos militares preparados, com conhecimentos e experiências nos mais diversos tipos de combate a incêndio em vegetação, o que vai ser fundamental para auxiliarmos nessa missão”, esclareceu. “Essa oportunidade de ir para a Bolívia nos traz muita expectativa e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade, de representarmos não apenas a nossa instituição, mas também o nosso país”, declarou o soldado Luiz Charamba, integrante do CBMPE de Salgueiro, no Sertão.

Verifique também

PRF detém homem pela terceira vez por receptação de veículo em Garanhuns

Carro possuía registro de furto desde 2015 em Maceió Um homem de 24 anos que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online