Após um longo período de espera, calor intenso, sol forte e expectativa, a chuva começa a cair na zona rural de Petrolina, trazendo esperança para o homem do campo. Na manhã desta quinta-feira (20) foram registradas as primeiras chuvas em diversas comunidades do interior.
As chuvas já estavam previstas para ocorrer na região do Sertão do São Francisco, segundo os serviços meteorológicos, e devem continuar até sábado (22). Os primeiros registros foram de chuva moderada, em algumas comunidades da zona rural do município como Baixa de Cassimiro, que registrou 19 milímetros; Poço da Pedra, com 25mm; Sítio Barreiro que teve 12mm; Cachoeirinha, com 39mm; Baixa Alegre, com 15mm; Satisfeito I, que registrou 25mm; Consolação, com 17mm; e Barra Franca e Soledade, que registraram o maior volume de chuva até o início da manhã, com cerca de 50mm cada.
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), têm mantido as ações do Programa de Limpeza de Barragens e Barreiros, voltado para o armazenamento das águas de chuva. A expectativa é que as chuvas previstas sejam suficientes para encher os reservatórios e amenizar os efeitos da seca na região.
Blog do Didi Galvão

