Após inúmeras reclamações de moradores das cidades de Petrolina; Orocó e Cabrobó, por conta da falta d’água a Compesa se pronunciou sobre o tema.
A direção da estatal em Petrolina, ressalta que todos os sistemas de captação da Compesa/GNR São Francisco: Petrolina, Serrote do Urubu; Lagoa Grande e Vermelhos, enfrentam constantes obstruções por conta da vegetação, isso segundo a direção da Compesa causa paralização das bombas e consequente redução na capacidade de oferta da agua.
O mesmo ainda falou sobre os esforços que vem sendo feito para que os problemas não venham causar colapso no abastecimento de agua, com isso equipes de manutenção tem trabalhado dia e noite com atuação para atender esse tipo de ocorrência.
A direção da Compesa classifica como causa principal a redução da vazão de defluência da barragem de Sobradinho que saiu de 1.100 metros em setembro para os atuais 800 metros, a direção da Compesa lembra ainda que nesse mesmo período do ano passado a vazão era de 1.200 metros.
A direção ressalta ainda que o setor técnico da Compesa, tem levantado as medidas emergenciais necessárias e após a conclusão será emitida nota oficial a imprensa para o conhecimento de todos.