A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa está intensificando uma série de ações operacionais para melhoria do abastecimento de água em bairros de Petrolina, entre elas, a instalação de duas bombas na Estação de Tratamento de Água- ETA Vitória para ampliar a capacidade de atendimento aos bairros da zona oeste da cidade e do bairro José e Maria. As intervenções visam minimizar os impactos causados por oscilações pontuais no fornecimento registradas nas últimas semanas.
A previsão é que esses serviços sejam concluídos até o fim deste mês, com expectativa de normalização gradual do abastecimento nas áreas afetadas. São elas: Loteamento Recife, Vila Marcela, Vila Eulália, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Débora, Loteamento Padre Cícero, Monsenhor Bernardino, Loteamento Santa Bárbara, Vivendas I e II, Dom Avelar, São Joaquim, Antônio Cassimiro 2, Jardim Maravilha e Ouro Preto. Emergencialmente, a Compesa está enviando carros-pipa para escolas e unidades de saúde localizadas nesses bairros.
Obras estruturadoras
A Compesa reforça que investimentos estruturadores estão em curso em Petrolina. Entre eles, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água para a cidade, que proporcionará a produção de mais de 400 litros por segundo. Em Izacolândia (distrito de Petrolina) e no município de Lagoa Grande, estão em execução obras para eliminar o rodízio, como a implantação de novas adutoras e instalação de nova Estação de Tratamento de Água, que vai duplicar a vazão para as duas localidades. Além disso, estão em licitação as reformas e modernização nas estações de tratamento existentes (Centro e Vitória) e implantação de adutoras. São R$ 100 milhões de investimentos para Petrolina.